Os dois dias de provas dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) registraram a falta de 19,2% dos inscritos. O índice de abstenção absoluto fechou em 839 faltantes de um total de 4.363 candidatos.

O número foi divulgado pela própria universidade. De acordo com a UFPE, os testes foram realizados com tranquilidade, sendo esta a terceira vez em que o vestibular de meio de ano é realizado. No entanto, ele é destinado somente aos cursos pertencentes à área de Engenharia.

Os testes foram aplicados no domingo (08/07) e na segunda (09/07). No domingo, as provas tinham perguntas sobre língua portuguesa e matemática. Outras disciplinas específicas tiveram suas perguntas feitas na prova de segunda-feira.

No total, os candidatos estão concorrendo a 320 vagas. O gabarito e as provas já foram divulgadas pela UFPE no site da instituição. É importante ressaltar que a UFPE também utiliza na contagem do resultado final as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O resultado final com a lista dos aprovados será divulgada no dia 22 de julho. As matrículas deverão ser realizadas nos dias 24 e 25 do mesmo mês. Outras chamadas serão realizadas no dia 27 de julho (com matrícula em 31 de julho), e no dia 2 de agosto, (com matrículas sendo realizadas no dia 6 do mesmo mês).

As aulas deverão começar no dia 6 de agosto.

Por Matheus Camargo


O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) teve apenas 7,21% de abstenção, o que representou a falta de pouco mais de seis mil inscritos no processo de seleção. As provas foram feitas no domingo (17/06) e a instituição já divulgou os gabaritos das provas aplicadas através do site www.uerj.br.

No teste realizado no domingo, os candidatos responderam a questões que envolviam as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. A correção das provas será feita e os alunos receberão conceito A se acertarem 70% ou mais de perguntas (recebendo como prêmio 20 pontos para a prova discursiva), conceito B se o acerto for entre 60% e 70% (prêmio de 15 pontos), conceito C se acertar de 50% a 60% (com bônus de 10 pontos) e conceito D entre 40% e 50% de acertos (bônus de cinco pontos). O candidato que obter menos de 40% de acertos será automaticamente reprovado do vestibular.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será publicada em 25 de junho, sendo que a segundo exame terá o prazo de inscrições aberto entre 3 e 25 de julho. O teste será aplicado em 16 de setembro e conterá perguntas sobre Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, além da Redação. A vantagem de fazer os dois exames de qualificação é o fato de o candidato poder utilizar a melhor nota para a última fase.

Por Matheus Camargo





CONTINUE NAVEGANDO: