A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou no dia 3 de dezembro a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular, junto com os locais para a realização das provas.

Medicinaé o curso que teve a maior concorrência desde 1980, contando este ano com 222,4 candidatos por vaga. Outros cursos com grande concorrência foram Direito matutino, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química e Engenharia Civil. Entre os menos concorridos estão Geografia, Matemática, Física e Ciências Biológicas, cursos mais incomuns como Engenharia de Pesca e Arquivologia também entram essa lista.

Orientações gerais:

Para a segunda fase é recomendado que o candidato chegue com uma hora de antecedência
portando documento original com foto, lápis preto, caneta esferográfica azul ou preta, régua
transparente e borracha. Também é recomendado chegar meia hora antes do início das provas, para evitar qualquer imprevisto.

As provas são discursivas e de conhecimentos específicos, sendo o primeiro dia destinado
a questões de ciências humanas e ciências da natureza e matemática e o segundo dia de
linguagens e códigos e a redação.

O processo seletivo contou este ano com mais de 101 mil inscritos, porém 9,2% se ausentaram
nos dias da prova. A fundação oferece 7.260 vagas em 174 cursos, sendo 44 na área de Biológicas, 55 de Exatas e 75 de Humanas.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) oferecerá 1.863 vagas para os candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, sendo que 659 dessas vagas serão destinados aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Os cursos são oferecidos em 33 unidades espalhadas em 23 cidades do estado de São Paulo (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã).

O resultado das provas saíra no dia 28 de janeiro de 2015 no site da universidade e a primeira chamada será feita no dia 6 de fevereiro.

Por Tom Vitor de Freitas


A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) apresentou aos candidatos nesta quarta-feira, dia 03 de dezembro de 2014, a relação dos aprovados aptos para realização da segunda fase do seu vestibular 2015.

Os interessados poderão consultar a lista clicando nos links abaixo, sendo também possível consultar o desempenho na primeira fase:

– Convocados para Segunda Fase – Exatas

– Convocados para Segunda Fase – Humanas

– Convocados para Segunda Fase – Biológicas

– Convocados para Segunda Fase – Treineiros

– Consulta desempenho – Primeira Fase

As provas da segunda fase acontecerão nos dias 14 e 15 de dezembro de 2014 e versarão sobre conhecimentos específicos nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens, bem como uma redação. A primeira chamada dos candidatos aprovados acontecerá no dia 06 de fevereiro de 2015.

Ao todo, foram 101.014 candidatos inscritoos para o Vestibular UNESP 2015, número considerado o maior da história do processo seletivo, que é coordenado há 24 anos pela Fundação Vunesp.

São oferecidas 7.260 vagas em 174 cursos diferentes, distribuídos entre as unidades localizadas em diversas cidades do estado de São Paulo, a saber:

Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

A UNESP possui uma política de cotas chamada de SRVEBP – Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública, que assegura a reserva de pelo menos 25% das vagas de cada curso para alunos oriundos do ensino médio feito em escola pública.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são: Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

Por Alberto Vicente


A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp divulgou recentemente o calendário referente ao vestibular 2015. De acordo com o cronograma apresentado a primeira fase do exame está prevista para acontecer no dia 23 de novembro de 2014. Quanto à segunda, a informação é de ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. 

Outro detalhe importante é que a comissão responsável pela organização dessa seleção anunciou duas mudanças para os testes deste ano. No caso, a redação passará para a segunda fase enquanto que a primeira será composta por um teste de 90 questões.

O período de inscrições para este vestibular será iniciado no dia 11 de agosto de 2014 e permanecerá em aberto até o dia 11 de setembro de 2014.

Em 2013 o vestibular realizado pela Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares; efetuou a seleção de candidatos para 69 cursos oferecidos pela Unicamp e dois oferecidos pela Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto.

Vale ressaltar aos estudantes interessados em participar que já antes da primeira fase, os candidatos concorrentes para os cursos de música deverão passar por provas de habilidades específicas. Os exames estão previstos para acontecerem entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano.

Já para os demais cursos oferecidos como o de artes visuais e dança, artes cênicas e arquitetura e urbanismo as provas para comprovação de habilidades específicas deverão acontecer no período entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015.

As novidades para o vestibular 2015 da Unicamp dizem respeito a ordem de realização de determinadas fases. Como citado, a prova de redação ocorrerá na segunda fase. Nos anos anteriores a prova de redação vinha sendo cobrada na primeira etapa. Outro detalhe é que a primeira fase agora contará com 90 questões de múltipla escolha e não 48 questões como antigamente.

Para saber mais sobre este vestibular, novidades e abertura das inscrições clique aqui.

Por Denisson Soares


Os candidatos que fizeram o vestibular de inverno 2012 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) já podem consultar a lista de convocados para a segunda fase do processo de seleção. O rol foi divulgado na quinta-feira (21/06) com o nome 1.739 concorrentes. Deste total, 272 são treineiros, ou seja, ainda não estão aptos a ocuparem uma vaga na universidade por não terem concluído o ensino médio.

Os estudantes estão concorrendo a 480 oportunidades para 17 cursos diferentes de nível superior. Na segunda fase, os aprovados na primeira etapa terão que passar por um teste de Conhecimentos Específicos e fazer uma Redação. Os testes serão aplicados no dia 1º de julho, exclusivamente na cidade de Uberaba. Os locais de prova já podem ser consultados diretamente no site www.vunesp.com.br.

A avaliação final com a lista completa de aprovados será divulgada no dia 16 de julho. A matrícula dos convocados começará a ser realizada a partir do dia 18 de julho.

Na primeira etapa do vestibular de inverno, 8.001 estudantes compareceram para as provas. Já o índice de abstenção foi de 6%, o que representou 517 faltantes.

Por Matheus Camargo


Os candidatos ao vestibular de inverno da Unesp já podem consultar se foram aprovados para a segunda etapa do processo seletivo. A universidade divulgou o nome dos selecionados na sexta-feira (15/06), convocando para as provas que serão realizadas nos dias 23 e 24 de junho.

Este processo de seleção está oferecendo 465 vagas nos cursos de nível superior dos campi da Unesp de Ourinhos, Bauru, Dracena, Registro e Sorocaba. Os testes estão sendo aplicados nestas cidades e também nos municípios de São Paulo, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Campinas.

Na segunda fase do vestibular, os candidatos terão que responder perguntas sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Ainda serão feitas perguntas relativas a linguagens e códigos, além da necessidade de os candidatos escreverem uma redação. Os testes serão totalmente dissertativos.

O resultado do vestibular, com a divulgação dos aprovados para uma das vagas oferecidas na universidade, será publicado em 12 de julho de 2012.

O rol de convocados para a segunda etapa e as próximas fases do processo de seleção podem ser consultadas através do site vestibular.unesp.br.

Por Matheus Camargo


Estão abertas as inscrições para a 2ª fase do Vestibular 2012 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que colocará em disputa 5.316 vagas em diversos cursos de graduação. O processo seletivo da UERJ também inclui 220 vagas para a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), 50 vagas para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e 60 vagas para o curso de formação da Academia da Polícia Militar D. João VI.

Do total de vagas para a UERJ e a UEZO, 5% são reservadas aos portadores de necessidades especiais, filhos de policiais e bombeiros; 20% para estudantes oriundos de escolas públicas; e outros 20% para os candidatos que se autodeclararem negros e indígenas.

Estão aptos a se inscrever aqueles que foram aprovados em pelo menos um dos exames de qualificação do Vestibular Estadual 2012 e que estejam cursando ou tenham concluído o 2º grau.

As inscrições serão recebidas até o dia 4 de outubro, por meio do site www.vestibular.uerj.br, mediante o pagamento da taxa de R$ 85.

Nesta etapa final, também conhecida como Exame Discursivo, os candidatos farão as provas de língua portuguesa instrumental com redação e outras duas provas específicas, cujo conteúdo varia de acordo com o curso. A data programada para a aplicação dos testes é o dia 4 de dezembro.

Mais informações no edital.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: