A segunda chamada do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi anunciada no dia 19 de fevereiro. Para conferir a lista clique aqui.

Para efetuar a matrícula, o aprovado deverá comparecer na secretaria referente ao curso escolhido, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. Além de apresentar duas fotos 3×4 recentes, o estudante deverá portar os originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar do ensino médio, do documento de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do comprovante de quitação militar (para os aprovados maiores de 18 anos, do sexo masculino) e do título de eleitor (para os maiores de 18 anos). Lembrando que os estudantes que foram aprovados pelo sistema de cotas deverão apresentar os documentos que comprovem sua condição, listados no edital.

Ao todo, foram 15.652 inscritos, mas 2.642 faltaram às provas. Foram ofertadas 756 vagas para o primeiro semestre, enquanto o segundo contou com 465.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, com 146,11 inscritos por vaga em Vitória da Conquista, para o segundo semestre. Já para o mesmo curso, em Jequié, a relação candidato vaga para o primeiro semestre foi de 88,13. Em seguida, está o curso de Direito, com 46,44 candidatos por vaga para o segundo semestre e 44,43 para o primeiro.

Os inscritos realizaram as provas entre os dias 8 e 10 de dezembro, nas cidades que sediam os cursos. A primeira prova abrangeu conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação e Língua Estrangeira. Já no segundo dia, a prova contou com questões de História, Geografia e Matemática. Por fim, no último dia, foram aplicadas questões sobre Química, Física e Biologia.

A instituição oferece cursos nas três áreas do conhecimento, distribuídos entre as cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Para obter mais informações, acesse o Edital ou ligue para o Disk-Vestibular, cujo telefone é (77) 3424-8757. 

Por Mariany Bittencourt


Os candidatos às vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem ficar tranquilos, pois a instituição divulgou a lista dos convocados na segunda chamada do Vestibular 2014/1.

Foram chamados os estudantes que efetuaram a matrícula virtual nos dias 4 e 5 de fevereiro. O próximo passo é realizar o registro presencial, na próxima segunda-feira, dia 17. O candidato deverá ir ao campus para o qual foi chamado, portando uma foto 3×4 recente junto com os originais e cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos) e certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos). Para os concorrentes à Famerp, é necessário duas fotos 3×4.

Os estudantes que forem selecionados nas duas primeiras chamadas e que realizaram sua matrícula deverão confirmá-la no dia 20 de fevereiro, mesmo dia de início das aulas. Já os candidatos que ainda não foram chamados na segunda lista e que não tenham sido eliminados por nota zero poderão declarar interesse pelas vagas entre os dias 21 e 24 de fevereiro, através da internet.

O número de inscritos no Vestibular 2014 da Unicamp, segundo a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), atingiu o recorde. Ao todo, 73.816 candidatos concorreram às vagas, sendo que em 2013 foram realizadas 67.403 inscrições, 10% a menos que no último processo seletivo. Os candidatos de 2014 concorreram a 3.460 vagas, distribuídas em 69 cursos.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, como ocorre todos os anos, com 15.989 candidatos, resultando em aproximadamente 145,4 inscritos por vaga. O segundo lugar dentre os cursos mais concorridos da Unicamp foi ocupado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, com 104,5 candidatos por vaga, seguido de Medicina na Famerp, com 74,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil e Engenharia Química também foram muito disputados, com 51,8 e 46,9 candidatos por vaga, respectivamente.

Para conferir a lista dos aprovados na segunda chamada, clique aqui.

Por Mariany Bittencourt


O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar no dia 1º de julho, pela da internet, a lista dos convocados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para quem não tem acesso à internet, é possível entrar em contato com as instituições participantes ou através da Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800-616161. Os aprovados poderão realizar as matriculas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Os aprovados devem entrar em contato com a instituição de ensino em que foram convocados, para verificar o horário, local e a documentação necessária para realizar a matricula. O aprovado que não realizar a matrícula dentro do prazo irá perder a vaga.

O Sisu é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação visando à seleção de candidatos para instituições públicas de ensino superior através da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A classificação é feita com base na nota obtida pelo estudante.

O estudante que não foi convocado poderá ficar na lista de espera, para isso basta acessar o site do Sisu entre os dias 1º e 12 de julho e aderir à mesma. O resultado da lista de espera sai no dia 17 de julho.

Por Jéssica Posenato


Foi divulgada a lista do Ministério da Educação (MEC) que informa quais foram os candidatos selecionados, em segunda chamada, para o recebimento da bolsa de estudos do PROUNI (Programa Universidade para Todos).

Os inscritos deverão clicar aqui e digitar, nos campos específicos, o número de inscrição do ENEM 2010 e o número do CPF, para confirmar se receberão o auxílio educação no primeiro semestre de 2011.

Em caso de aprovação, os candidatos terão que comparecer na secretaria da instituição de ensino onde foram selecionados, até o dia 17 de março de 2011, com os documentos exigidos: documento de identificação pessoal, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e outros listados e especificados no site do MEC.

Os estudantes universitários que não foram selecionados, nas duas fases de inscrição, farão parte de uma lista de espera, que será elaborada por ordem classificação, publicada a partir de 21 de março de 2011 e poderá ser acessada pelas universidades que fazem parte do programa.

Após essa divulgação, será de responsabilidade das instituições de ensino a convocação dos candidatos para a apresentação dos documentos comprobatórios.

Por Gy Camargo


Foram divulgados os aprovados em segunda chamada do Vestibular 2011 da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Além disso, também foi divulgada uma lista de remanejamento de alunos para o 1º semestre de 2011.

Aprovados 2ª chamada | Remanejados para 1º semestre

Quando deve ser realizada a matrícula?

R: no dia 28/02/2011 e 01/03/2011, das 08h às 12h, e também das 14h às 18h.

E os alunos remanejados? O que devem fazer?

R: dirigir-se à coordenadoria de seu curso, a fim de obter o seu atestado de matrícula.





CONTINUE NAVEGANDO: