Aconteceu nesse domingo, dia 30 de novembro de 2014, a prova da Fuvest, o maior vestibular do país. A prova é a porta de entrada para quem deseja estudar na Universidade de São Paulo, com 249 opções de curso disponíveis, ou quer fazer Medicina na Santa Casa de São Paulo.

A prova aconteceu em 32 cidades do estado, com 119 locais de prova. No total, os candidatos tiveram que responder a 90 questões de múltipla escolha, abordando todo o conteúdo do ensino médio.

Um dado que chamou bastante atenção foi a queda no número de inscritos no vestibular. A Fuvest é uma das poucas provas de vestibular convencional que ainda existem no país, juntamente com as outras duas estaduais do estado: a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

O número total de inscritos foi de 141.888 candidatos, o que corresponde a uma redução de 17,5% em relação ao número de candidatos do ano passado. Essa queda no número de participantes refletiu diretamente na redução da relação candidato por vaga.

Não diferente das outras edições, os dois cursos mais concorridos foram os de Medicina, oferecidos nas cidades de São Paulo e de Ribeirão Preto. Em primeiro lugar ficou o curso na capital, com 55,02 candidatos por vaga, seguido por 50,51 em Ribeirão.

A carreira de Psicologia ocupou o terceiro lugar, com 40,69 de relação. O curso de Engenharia Civil em São Carlos ficou em quarto lugar, com 40,03 candidatos/vaga. Em seguida, ficaram os cursos de Artes cênicas (bacharelado) com 37,47, Audiovisual com 37,46, Jornalismo com 36,75 e Publicidade com 35,85 candidatos para cada vaga.

O resultado da primeira fase sairá no dia 22 de dezembro de 2014, porém o gabarito oficial já foi divulgado no site da Fuvest. Clique aqui para acessar o gabarito e preste atenção no seu tipo de prova para a conferência.

A segunda fase do vestibular será realizada nos dias 4, 5 e 6 de janeiro do ano que vem. Nessa fase, o candidato deverá responder questões abertas e fazer uma redação. A primeira chamada para os aprovados ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2015.

Por Rannier Ferreira Mendes


Já está disponível a consulta de locais de prova do vestibular 2015 Fuvest. Confira o seu em http://www.fuvest.br/b/locexa1f.php?anofuv=2015. A primeira fase da prova será aplicada por 119 escolas e acontecerá no próximo domingo (30), às 13h.

É de grande importância que se conheça bem o local de realização do exame, por isso, recomenda-se que os candidatos visitem os locais da prova um dia antes da mesma (29/11), para facilitar o deslocamento para suas salas no horário de realização da prova e evitar possíveis imprevistos.

Também é recomendado que os candidatos cheguem com pelos menos uma hora de antecedência. Os portões estarão abertos meia hora antes do início do exame, ou seja, às 12h30, e fechados às 13h. Não será permitido em nenhuma hipótese o ingresso de retardatários, por qualquer que seja o motivo do atraso.

Esse ano, aproximadamente 141 mil candidatos são esperados para o vestibular Fuvest. Número relativamente menor que em 2012, que contou com 146.892 candidatos. O Processo teve cerca de 30 mil inscritos a menos que a edição do ano passado.

A primeira fase, realizada no dia 30, com início às 13h, conta com uma prova de 90 questões de múltipla escolha. Os convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015. Só é permitido abandonar a sala às 16h na primeira fase e às 15h na segunda fase.

Será possível a visita dos candidatos a seus locais de prova a partir do dia 24 de novembro, também no site da Fuvest. Serão oferecidas vagas em 249 cursos de graduação, distribuídos em oito campus no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

A divulgação da primeira lista de aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro de 2015. Para mais informações, só acessar o portal da Fuvest: www.fuvest.com.br.

Por Diovana Nunes Leite


A maioria dos vestibulares são formados por duas fases. A primeira fase normalmente é mais geral, contando com todas as matérias presentes no ensino médio e tende a ser mais ampla na cobrança de conteúdos e sutilmente mais superficial no que diz respeito à profundidade com que os temas são cobrados.

A segunda fase geralmente tende a ser mais específica e mais aprofundada. Em alguns vestibulares, na segunda fase estão contidas todas as matérias, em outros apenas matérias específicas.

Por exemplo, se você for prestar um curso de exatas, você terá na segunda fase matérias de exatas (física, química e matemática e redação), se for prestar um curso na área de biológicas, terá que enfrentar matérias da área de biológicas e redação, e assim por diante.

Todos os vestibulares importantes do país, sem exceção, contém na sua segunda fase uma redação e, nessa etapa, as perguntas tendem a ser mais elaboradas, para que você responda dissertativamente.

Deixando a segunda fase um pouco de lado, vamos falar da primeira fase dos vestibulares. Essa fase, geralmente, conta com questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (podendo ser de quatro alternativas em alguns vestibulares).

Exceto a UNICAMP, na primeira fase geralmente o candidato não enfrenta problema significativo com tempo para resolver a prova, que tem muito mais um caráter eliminatório, principalmente nos cursos e faculdades mais concorridas. Assim, o candidato não pode perder questões fáceis, já que muitos outros candidatos podem ultrapassá-lo. 

Na primeira fase, errar questões fáceis tira o candidato do vestibular, pois a maior parte dos outros candidatos vão acertá-la. Tendo isso em mente, o candidato deve encontrar e resolver inicialmente todas as questões fáceis da prova.

As questões aqui tem valor quantitativo, portanto, vale mais acertar 3 questões fáceis em 10 minutos do que ficar perdendo tempo em uma questão difícil. Questões difíceis tem obviamente pouco índice de acerto e devem ser encaradas principalmente como questões que serão responsáveis por diferenciar um candidato de outro.

Lembre-se, portanto, questões fáceis te passarão e questões difíceis te deixarão bem colocado.

Por Nosf





CONTINUE NAVEGANDO: