Bolsas de Estudo para Intercâmbio na Alemanha – Programa EPOS

Bolsas de Estudo para Intercâmbio na Alemanha – Programa EPOS





Estão abertas as inscrições para bolsas de estudo no Programa EPOS, na Alemanha.

O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de estudo na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS. As inscrições variam de 31 de agosto de 2019 a até 31 de março de 2020.

Há alguns anos, brasileiros, com os mais diferentes níveis acadêmicos contam com a oportunidade de se candidatar aos mais diversos programas de intercâmbio ao redor do mundo. Se você possui o desejo de participar desse tipo de iniciativa, saiba que o serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) por meio do programa EPOS está oferecendo bolsas de estudo no país bávaro. Para saber as principais informações a respeito deste processo seletivo, confira as informações abaixo.




A respeito das áreas de formação em que estão sendo oferecidas bolsas no programa EPOS e alguns requisitos que os interessados precisam atender

Segundo os documentos oficiais, os interessados podem se candidatar em cursos da modalidade mestrado ou doutorado. Ao todo são 40 tipos de formações, os estudos podem durar entre 12 meses a 24 meses. Todos esses cursos estão relacionados a projetos que visam o desenvolvimento econômico.

Já quanto às exigências do curso, um detalhe muito importante sobre as aulas é que elas são ministradas em alemão e também em inglês. Dessa forma, é fundamental que o interessado tenha um bom domínio de uma dessas línguas. Além disso, a iniciativa determinou diferentes tipos de exigências levando em consideração o tipo de formação que o interessado deseja participar, para saber quais são os requisitos da modalidade de formação que lhe interessa clique em: https://www2.daad.de/medien/der-daad/unsere-aufgaben/entwicklungszusammenarbeit/pdfs/daad_programmbroschuere_entwicklungsbezogene_studiengaenge.pdf. Inclusive, neste documento também está a lista de todos os cursos. Importante citar que este documento foi escrito na língua alemã, uma forma de os candidatos já se irem familiarizando com o idioma e também com as normas do projeto.


Mas, de forma geral, os possíveis bolsistas precisam ter terminado a faculdade há menos de seis anos e que possuam no mínimo, 24 meses de experiência no mercado de trabalho. Confira abaixo quais são as áreas em que existem bolsas de estudos disponíveis:

– Estudos de mídia.

– Ciências sociais, educação e direito.

– Medicina e saúde pública.

– Ciências naturais e ambientais.

– Agricultura e ciências florestais.

– Planejamento urbano e regional.

– Matemática.

– Engenharia e ciências relacionadas.

– Cooperação para o desenvolvimento econômico.

– Ciências econômicas.

– Administração.

– Economia política.

Informações quanto os tipos de ajudas de custo para os interessados

Em exemplo de outros tantos projetos, o serviço alemão de intercâmbio acadêmico oferece aos aprovados alguns incentivos para ajudar no custeio de despesas. O DAAD oferece uma bolsa, todos os meses, no valor de 1.200 euros para a modalidade doutorado. Já para os mestrandos, essa ajuda é um pouco menor, ela está fixada em 850 euros. Outros tipos de auxílios prestados pelo projeto são quanto ao translado e também com relação à saúde. A iniciativa cobre as despesas com os bilhetes aéreos e os bolsistas tanto do mestrado quanto do doutorado contam com um plano de seguro de vida enquanto estiverem no país europeu.

Período de inscrição e como os interessados devem se candidatar a uma das bolsas oferecidas

As pessoas interessadas contam com um período extenso para efetuar suas inscrições. Uma vez, que elas foram iniciadas, em 31 de agosto de 2019 e vão ser encerradas na data de 31 de março de 2020. Para dar início ao processo de inscrição, o interessado deve ler todo aquele documento disponibilizado no primeiro tópico. Neste documento, é explicado que a primeira fase do processo seletivo consiste em o aspirante ser aceito no curso que ele deseja participar.

Após isso, ele deve acessar o site do serviço alemão de intercâmbio acadêmico, através do seguinte link: https://www2.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/en/21148-scholarship-database/?detail=50076777 e efetuar de fato sua inscrição. Para que ela seja confirmada, o interessado deve ainda preencher um formulário disponibilizado pela instituição; possuir uma cópia da carta que diz que ele foi aceito no programa e também ter um diploma que comprova que ele possui proficiência na língua alemã ou na língua inglesa.

Após todos esses passos, a instituição deve entrar em contato explicado se o candidato obteve sucesso ao final do processo seletivo.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Bolsas de estudo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *