Bolsas de Estudo na Alemanha – Pesquisas Climáticas

Bolsas de Estudo na Alemanha – Pesquisas Climáticas





Fundação alemã Alexander von Humboldt oferece bolsas para brasileiros que têm interesse em pesquisas climáticas.

A fundação alemã Alexander Von Hunbolt está com as inscrições abertas para o “International Climate Protection Fellowship Programm”.

São 20 bolsas a partir de 2.000 euros para estudar e morar na Alemanha, além de ajuda de custo para desenvolvimento de projetos.




O programa oferece anualmente 20 bolsas de estudos para profissionais interessados em realizar projetos de pesquisa climática na Alemanha.

O projeto prioriza profissionais de países em desenvolvimento, e neste caso, brasileiros podem concorrer às bolsas.


Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 1º de março de 2020.

Detalhes sobre o International Climate Protection Fellowship Programm

Profissionais de diversas áreas podem concorrer às bolsas, desde que se encaixem nas linhas de pesquisa.

Poderão apresentar projetos abrangendo os aspectos econômicos, jurídicos, sociais e de saúde que tenham relação com a crise climática.

As bolsas oferecidas aos pesquisadores serão de 2.170 a 2.670 euros mensais para morar na Alemanha e fazer as pesquisas.

Além disso, o programa também oferece ajuda de custo para viagem e todos os gastos com o desenvolvimento de sua pesquisa.

Profissionais que possuem filhos e esposa receberão uma ajuda extra.

O programa busca oferecer uma oportunidade de interação entre profissionais da área ambiental e empresas através de eventos culturais no país.

Quem pretende realmente dedicar-se ao projeto, ainda pode aprender uma nova língua através de um curso intensivo de alemão oferecido antes do início do programa.

O curso dura 2 meses e é opcional, mas trata-se de uma grande oportunidade de interação mais ativa com os profissionais locais.

O que é necessário para concorrer às bolsas?

Para concorrer às bolas, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter concluído curso de graduação nos últimos 12 anos.
  • Ter, no mínimo, 4 anos de experiência nas áreas de: meio ambiente ou mudanças climáticas. Ou possuir doutorado nas respectivas áreas ou correspondente.
  • Possuir certificado de proficiência em inglês ou alemão.
  • Demonstrar potencial de liderança.
  • Ter 2 cartas de recomendação.

Além disso, o interessado deverá ter alguém empregado em uma empresa alemã (privada ou pública) para ser nomeado seu “host”.

Logo, esta pessoa nomeada será o mentor do bolsista em sua pesquisa. E deverá redigir uma carta demonstrando interesse na área de pesquisa do candidato.

E aqueles que têm dúvidas sobre como conseguir um “host” para apoiar seus projetos, acessem a página da fundação clicando aqui www.humboldt-foundation.de/web/icf-application-faq.html.

Como fazer o cadastro para concorrer às bolsas?

Os interessados podem realizar suas inscrições através deste link www.humboldt-foundation.de/pls/web/pub_register.main?p_package=iks&p_lang=en.. Vale ressaltar que para realizar a inscrição, o candidato precisa enviar seu projeto de pesquisa, diploma e histórico escolar da graduação e certificado de proficiência em inglês ou alemão.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 1º de março de 2020. Os finalistas serão convocados para entrevista em setembro de 2020.

Os candidatos selecionados poderão começar a fazer o curso intensivo de alemão em janeiro de 2021, pois o programa começará a partir de março de 2021.

Um pouco da história da Fundação Von Humboldt

A Fundação Alexander von Humboldt é uma entidade pública alemã sem fins lucrativos.

Com sede em Bonn, na Alemanha, a fundação foi criada em 1860. Em 1923 acabou sendo extinta devido à crise econômica no país.

Somente a partir de 1953 a instituição voltou a atuar e permanece até hoje.

A principal missão da fundação é o intercâmbio científico e cultural. Por isso, financia projetos de cientistas e pesquisadores estrangeiros que pretendam desenvolver projetos de pesquisa em parceira com cientistas e equipes alemãs.

A maioria dos presidentes e executivos responsáveis pela fundação são cientistas renomados ganhadores do prêmio Nobel em suas respectivas áreas de atuação.

Portanto, o objetivo de oferecer bolsas para profissionais estrangeiros é formar uma grande rede de contatos entre cientistas e pesquisadores de diversos países.

E, por fim, desenvolver projetos revolucionários na área de pesquisas climáticas e meio ambiente.

Por Raquel Cordeiro

Bolsas de estudo na Alemanha



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *