Gabarito Oficial das Provas do Enem 2018

Gabarito Oficial das Provas do Enem 2018




Estudantes já podem consultar o Gabarito Oficial do Enem 2018.

As pessoas que desejam ingressar em alguma instituição de ensino superior do Brasil, seja de ordem pública e privada, sabem que uma das etapas a ser cumprida é participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A edição deste ano já aconteceu, como a grande maioria das pessoas já sabe. A última novidade em relação à prova, deste ano, é que os gabaritos oficiais foram divulgados na última quarta-feira, dia 14 de novembro. Caso você tenha participado desta última edição é importante que você consulte o texto abaixo para saber como acessar os gabaritos. Além disso, neste texto também vão conter outras informações cruciais a respeito do ENEM.

Como acessar os gabaritos oficiais de cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio

O primeiro tópico deste texto já traz a tona como o estudante deve proceder para ter acesso ao gabarito oficial do ENEM de 2018. Para você que participou da avaliação e deseja realizar a consulta. O primeiro passo é acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP: http://www.inep.gov.br/. Após isso, clique no primeiro retângulo azul que aparece na página, o que está escrito “ENEM 2018”.


Uma nova página vai ser aberta em seu navegador e no alto dessa nova página clique na imagem em laranja que diz “Confira em Depois da Prova”. Mais uma vez, uma nova página vai ser aberta, role a tela e clique no gabarito de acordo com a cor da prova que você utilizou. Lembrando que a avaliação laranja foi disponibilizada para os candidatos que pediram uma prova em braile e ledor. E o teste verde para libras. As demais provas (rosa, branca, amarelo e azul) foram aplicadas para os demais inscritos. Caso você deseje rever o caderno de questão ele também está disponível na página, basta seguir a mesma instrução, ou seja, clicar no caderno que tem a cor do caderno que você fez a prova.

Lembre-se de também conferir o dia da prova, para que não ocorra nenhuma confusão. Um último ponto que precisa ser mencionado é que alguns dias foi anunciado que uma pergunta do ENEM deste ano foi anulada. A questão se referia sobre a matéria de matemática. Isso se deu, pois, a pergunta foi usada anteriormente em outro processo seletivo. No gabarito oficial não consta a resolução da pergunta anulada.

Informações sobre a prova de 2018 e também sobre o resultado do ENEM

Desde o ano de 2017, o Ministério da Educação, o MEC, adotou uma nova estratégia de aplicação das avaliações. O órgão definiu que as provas seriam aplicadas em dois domingos e não mais em um único final de semana como aconteceu em todas as edições passadas. Neste ano, as provas aconteceram nas datas de 04 e 11 de novembro.


No dia 04 de novembro, os estudantes resolveram 90 perguntas divididas em: 45 questionamentos sobre Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos. E eles também tiveram que escrever a redação, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Já no segundo dia, ou seja, em 11 de novembro de 2018, os inscritos resolveram mais 90 questões dessa vez, foram 45 perguntas de matemática e 45 de Ciências da Natureza.

De acordo com as informações dispostas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. No site: http://www.inep.gov.br/.

O inscrito precisa mais uma vez clicar em “ENEM 2018” e depois clicar mais uma vez no box “Página do Participante”. No momento de verificar as notas, o inscrito precisa apenas digitar o número de seu CPF. Para os participantes que tiverem o aplicativo do ENEM, o resultado também vai ser disponibilizado no “app”. Lembrando que as notas do ENEM podem ser usadas para três diferentes formas de ingresso na faculdade, o Sisu, Prouni e o Fies. Boa sorte!

Isabela Castro.

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *