Encceja 2018 – Data do Resultado é Divulgada pelo Inep




Resultado deverá ser divulgado em duas etapas.

Quem realizou o Encceja deste ano de 2018 já deve estar ansioso para saber como se saiu no exame e principalmente saber se conseguiu a aprovação. Pois bem, se este for o seu caso, as novidades divulgadas pelo Inep podem te tranquilizar um pouco. É que o Inep divulgou que parte dos resultados será divulgada no próximo mês de novembro. Continue lendo este artigo e saiba mais.

Nesta última terça-feira, dia 16 do mês de outubro, o Inep, que é o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou uma nota trazendo informações importantes sobre o Encceja deste ano de 2018.


Segundo o que foi divulgado, parte das notas devem ser disponibilizadas para os candidatos do exame a partir do dia 12 do próximo mês de novembro.

Haverá, segundo as informações do Instituto, duas datas para a divulgação dos resultados. Dessa forma, quem realizou o exame para alcançar certificação de conclusão de Ensino Médio terá acesso aos resultados primeiro, uma vez que o instituto irá divulgar estas notas no dia 12 do mês de novembro.

O intuito de divulgar essas notas com mais antecedência se deve ao fato de que muitos candidatos aprovados devem desejar se inscrever em processos seletivos e vestibulares em geral, já que assim que os resultados saírem os certificados já estarão valendo. Além disso, com o resultado em mãos eles poderão fazer suas inscrições em programas que o governo possui para facilitar a entrada do estudante em cursos universitários como o SISU- Sistema de Seleção Unificada, FIES- Financiamento Estudantil e PROUNI- Programa Universidade para Todos.


Já quem realizou o exame para obter certificação de conclusão de ensino fundamental, as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 10 de dezembro, o que não irá prejudicar nenhum candidato, pois estes para participarem de progrmas de acesso a universidade ainda precisam realizar e concluir o ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano de 2018 oferece às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular e que ainda não possuem condições para frequentar Educação de Jovens e Adultos, a oportunidade de obterem a certificação de ensino fundamental e médio.

Para isso, precisam realizar o exame e para alcançarem aprovação precisam obter no mínimo a contagem de 100 pontos, sendo este valor correspondente à metade do valor total da prova. Além de obterem 5 pontos em uma redação que precisam fazer, que vale 10 pontos no total.

Uma das grandes vantagens deste exame é no caso de o candidato não conseguir fazer a pontuação necessária em todos os conteúdos para obter a certificação. Neste caso ele pode fazer o pedido de um documento que se chama Declaração de Proficiência, que permite que na realização de um outro exame, o candidato não precisa reapetir as matérias em que se saiu bem.

O Encceja de 2018 ocorreu no dia 5 do mês de agosto. O Inep divulgou que recebeu um total de 1.695.605 inscrições. Contudo, deste total 789.484 candidatos foram realizar as provas do exame. Pessoas privadas da liberdade também puderam fazer o exame. Para estes candidatos as provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 do mês de setembro. Nestas condições foram realizadas mais de 80 mil inscrições no Encceja.

Brasileiros que residem no exterior também tiveram a oportunidade de realizar o exame. Foram aplicadas provas nas cidades de alguns paíes como: Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, França, Guiana Francesa , Itália, Holanda, Japão, Suíça Reino Unido e Suriname.

Nesse sentido, se você realizou o exame para obter a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, esteja atento as datas de divulgação dos resultados. Boa sorte a todos os candidatos.

Sirlene Montes

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *