Cotas Raciais do Vestibular ITA 2019




Confira aqui mais detalhes sobre as cotas raciais do Vestibular ITA 2019.

Uma boa notícia está sendo divulgada para uma parcela significativa dos alunos que pretendem participar dos exames vestibulares. Trata-se da abertura do direito à cota racial para o próximo processo seletivo do ITA.

Assim, o vindouro Vestibular de 2019 para vagas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, no município de São José dos Campos, Estado de São Paulo, terá o seu período de inscrições aberto no dia 1º de agosto, próximo, e juntamente ao cadastro, se seguirá a seguinte novidade: serão estabelecidas reservas de 20% das vagas para candidatos afrodescendentes. O critério adotado para as cotas raciais segue em plena conformidade com a determinação do Supremo Tribunal Federal, STF, sobre os concursos das Forças Armadas.


Portanto, entre as 110 vagas disponíveis para o ano de 2019, 22 delas se destinarão aos candidatos que, no ato da inscrição, se autodeclararem como negros. Deste modo, a avaliação se dará exclusivamente sobre o fenótipo do participante, ou seja, a cor da superfície da pele, havendo a atuação de uma comissão para analisar todos os inscritos e o procedimento será filmado para que eventuais recursos possam ser apresentados pelos próprios vestibulandos.

De acordo com o que foi estabelecido pelo STF, na base da Lei 12.990/2014, é obrigatória a inclusão de uma significativa reserva de vagas para concorrentes negros e para concorrentes pardos, com relação às cadeiras da Administração Pública Federal. Dado isso, a Força Aérea, o Exército e a Marinha estão no dever de reservar uma parte das vagas em seus processos de seleção e em concursos públicos promovidos por esses mesmos órgãos, no sentido de fazer jus às cotas raciais.

Este acordo originou-se a partir do resultado de uma ação civil pública mobilizada, a qual foi anteriormente ajuizada pelo próprio Ministério Público Federal, o MPF.


Com relação ao vestibular do ITA, muitos professores o consideram um dos mais dificultosos e rigorosos em todo o Brasil, dentro das áreas de exatas. Reforçando: este Concurso de Admissão no ITA terá o seu período de inscrições aberto a partir do dia 1º de agosto, estendendo até o dia 15 de setembro de 2018.

Expirado o prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, a divulgação do resultado desse recurso ocorreu na tarde do dia 25 de julho, terça-feira. Todos os estudantes isentos deverão inscrever-se normalmente para o Vestibular de 2019. Observação importante: esta mesma edição do Vestibular do ITA está configurada em um novo formato, a saber:

O Exame de Escolaridade evoluiu de uma para duas fases, tal como segue no itinerário abaixo:

A 1ª fase, marcada para o dia 23 de novembro, consistirá em 60 questões objetivas versando sobre Física; sobre Português; sobre Inglês; sobre Matemática e sobre Química, contendo o caderno de prova 12 questões para cada disciplina;

A 2ª fase, marcada entre 10 e 11 de dezembro, consistirá em 30 questões discursivas, versando sobre Matemática; sobre Química e sobre Física, além da prova discursiva (redação).

As obras literárias cobradas para este novo Vestibular serão:

Senhora, de José de Alencar; Quincas Borba, de Machado de Assis e São Bernardo, de Graciliano Ramos. Obras clássicas de literatura brasileiras.

Todos os estudantes que forem aprovados no novo Exame de Escolaridade do ITA, conhecerão suas classificações a partir do dia 21 de dezembro de 2018. Estes mesmos vestibulandos passarão, em seguida, pela necessária Inspeção de Saúde. Todo vestibular constitui uma fase muito importante na história da vida profissional de todo estudante, integrando uma etapa fundamental de seu crescimento acadêmico e vocacional. Vale a pena conferir. Para informações, acesse o site do Vestibular do ITA.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *