Enem 2018 – Inscrição e Cronograma



  

Interessados poderão se inscrever até o dia 18 de maio de 2018.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de maio, inicia-se o período de abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do ano de 2018. As inscrições podem ser realizadas no site do Inep até o dia 18 de maio e a taxa de inscrição é no valor de R$ 82,00, para os não isentos. O prazo para isenção da taxa de inscrição se encerrou no último mês.

Quer saber mais sobre o Enem 2018? Confira agora este post.

O Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado no ano de 1998 e aperfeiçoado no ano de 2009, tem como finalidade a avaliação do desempenho estudantil durante e após o ensino médio. Os resultados deste exame servem, principalmente, para aplicar melhorias na grade e na metodologia escolar, de caráter privado e público. Além disso, o resultado do Enem pode oferecer ao participante diversos benefícios, tanto profissionais quanto acadêmicos.

As notas das provas podem ser usadas em concursos públicos ou de outras formas inclusivas no mercado de trabalho. Além do mais, o seu maior uso é para o ingresso ao ensino superior, tanto por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que é usado como um vestibular para ingresso em diversas universidades públicas, quanto pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudo governamentais, parciais e integrais, para estudantes ingressarem no ensino superior de caráter privado. Algumas universidades públicas também usam a nota do Enem para complemento do seu vestibular próprio, como forma de ingresso.

Também existe o Fies, que é um financiamento estudantil, de parte governamental, que usa a nota do Enem como parâmetro de seleção dos candidatos. Este financiamento apresenta taxas de juro baixíssimas, quando comparado ao mercado, e o estudante tem a possibilidade de começar a pagar somente após um ano e meio de conclusão de curso.

O Enem é aberto para todos os públicos, no entanto, seus resultados variam de acordo com o grupo-alvo. As notas do exame não são calculadas a partir da quantidade de acerto e sim pela avaliação do grau de dificuldade da questão, pela probabilidade de o candidato tê-la acertado por acaso e por consistência geral, isto é, a quantidade de pessoas que acertaram uma mesma questão.

No total, são aplicadas quatro provas e uma redação, divididas em dois domingos. As disciplinas cobradas nas provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e uma redação, de gênero dissertação argumentativa.

Enem 2018





A edição do Enem de 2018 virá com algumas mudanças em relação ao último ano. Neste ano, serão adicionados 30 minutos no segundo dia de provas. As provas ocorrerão no dia 4 (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação) e no dia 11 de novembro (Matemática e Ciências da Natureza). Portanto, o primeiro dia a prova terá duração de cinco horas e meia, como de costume, e no segundo dia, a prova terá cinco horas para realização.

Veja a seguir o cronograma do Enem 2018:

  • Dia 2 a 11 de abril: período de solicitação da isenção ou redução da taxa de inscrição;

  • Dia 7 a 18 de maio: período de inscrições;

  • Dia 7 a 23 de maio: período de pagamento da taxa de inscrição (R$ 82,00);

  • Dia 28 de maio a 3 de junho: período para solicitar atendimento por nome social;

  • Dia 4 e 11 de novembro: aplicação das provas.

Tem interesse em se inscrever para o Enem 2018? Então fique atento(a) à data de inscrição que se inicia nesta segunda. Mais informações sobre o exame podem ser encontradas no site do Inep, linkado acima, e dúvidas podem ser tiradas por meio do atendimento online do MEC (Ministério da Educação) ou pelo telefone 0800616161.

Felicia Lopes



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *