Informações Encceja Nacional 2018



Confira aqui mais detalhes sobre o Encceja Nacional 2018.

No Brasil são realizados diferentes tipos de avaliações para que as pessoas possam ter um certificado que atestem que elas possuem formação escolar. Dentre esses documentos está o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja. Criado há quase 20 anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, o Exame é realizado anualmente e as inscrições para a edição de 2018 foram encerradas na última sexta-feira do mês de abril, dia 25. Confira agora algumas informações para as pessoas que vão participar desta avaliação.

Para que serve o Encceja e quem pode participar do exame

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem como objetivo ajudar as pessoas que não terminaram o ensino médio ou o ensino fundamental a conseguirem o certificado de conclusão de um desses níveis. Dessa forma, os indivíduos que precisam de um diploma podem usar deste método para conseguir o documento. Entretanto, para que consigam este certificado elas precisam ser aprovadas no Encceja.



Podem participar do exame qualquer pessoa, inclusive indivíduos que se encontram em penitenciárias. Além disso, brasileiros que moram no exterior também podem se inscrever. O exame é aplicado sem nenhum tipo de custo. Lembrando que este exame é indicado para indivíduos que não terminaram a escola de forma regular ou na idade correta. Pessoas menores de 15 anos não podem se inscrever para este teste.

Outro ponto muito importante é que o Encceja é um dos exames que respeita a identidade social solicitada pelos participantes. Dessa forma, travestis e transsexuais podem participar usado o nome que quiserem. Para que isso ocorra, as pessoas que se encontram neste grupo devem solicitar a inclusão do nome social até a data de 04 de maio, através do seguinte endereço eletrônico: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Como é composto o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Existem dois tipos de exames, um para o nível fundamental e outro para o nível médio. As pessoas inscritas para o nível fundamental vão responder uma prova que contém as seguintes matérias: ciências naturais, geografia, história, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, questões de educação física e a escrita de uma redação com o tema revelado na hora.



Já para os participantes de nível médio: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias e também a escrita da redação cujo tema também só vai ser conhecido no dia da prova.

Os alunos, para serem aprovados, primeiramente não podem zerar as provas e precisam ter uma média. O cálculo de cada uma das provas e os resultados vai ser divulgado depois da aplicação da prova que está marcada para o dia 05 de agosto. Assim que divulgadas, as pessoas inscritas vão saber se conseguiram a nota necessária para terem direito ao certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Plataforma presta auxílio para quem está inscrito no Encceja de 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira lançou uma plataforma para as pessoas que estão inscritas no Encceja 2018 e desejam se preparar para o Exame. Por meio da seguinte página: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Na área de acesso do participante, que para entrar você precisa informar o número do seu CPF e também a sua senha, existe uma aba para ter acesso a todo o material disponível para estudos e consultas.

É de extrema importância consultar essa plataforma e também estudar por meio das provas de edições passadas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Pois, assim você também vai treinar o tempo gasto em cada questão obviamente para a realização da prova como um todo.

Informações sobre o Encceja de 2019

Para as pessoas que perderam o prazo de inscrição deste ano do exame. Como mencionado acima, está avaliação ocorre anualmente. Dessa forma, a partir de 2019 acesso o site do Ministério da Educação, o MEC: http://portal.mec.gov.br/. E veja todas as notícias sobre a edição de 2019 do Encceja. Boa sorte!

Isabela Castro.

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *