Vestibular UFRGS 2019 – Lista de Livros



Confira aqui a lista de obras indicadas para o Vestibular UFRGS 2019.

A UFRGS divulgou nesta quarta-feira, dia 11 de abril, todos os livros que farão parte das provas no Vestibular 2019. O famoso William Shakespeare e também Machado de Assis são alguns dos grandes autores que terão suas obras presentes nesta edição.

A seguir você poderá conferir as obras literárias do Vestibular da UFRGS 2019

Papeis Avulsos, de Machado de Assis; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; Hamlet, de William Shakespeare; A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; Quarto de despejo e diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus; Álbum/Disco do ano de 1974 da Elis & Tom; Diário da queda, de Michel Laub; O Continente, de Erico Verissimo; Gota d’Água, de Chico Buarque com Paulo Fontes, Morangos Mofados, de Caio Fernando de Abreu; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector



E dentre eles alguns Poemas da autora Florbela Espanca: Fanatismo; Horas rubras; Eu; Vaidade; Lágrimas ocultas; A minha dor; Suavidade; Se tu viesses ver-me; Ser poeta; Fumo; Frêmito do meu corpo; Realidade; Súplica; Doce certeza; Quem sabe?!.; A Mulher I; A Mulher II; Amiga; Ódio . Amar!; . O maior bem; Neurastenia.

As datas das provas do vestibular ainda não foram divulgadas. No ano anterior, as mesmas foram realizadas nos dias 7 e 10 no mês de dezembro. Foram cerca de 32 mil candidatos inscritos. Dentre 4 mil vagas oferecidas. Tendo o curso de Medicina como o mais procurado, com cerca de 83 candidatos p/ vaga.

Se tiver mais alguma dúvida entre em contato através da Coperse, a organizadora do vestibular, pelos telefones (51) 3308.5906 e 3308.5978, se preferir pode também entrar em contato através do e-mail vestibular@ufrgs.br.



A UFRGS é uma instituição pública de ensino superior brasileira, ela é mantida através de verba do Governo Federal do Brasil. Foi fundada no ano de 1934, estando em Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul, sua área é de aproximadamente 22 km2. No ano de 2014, estava com mais de 30 mil cursando seus cursos. No decorrer de sua história teve como alunos personalidades, uma delas foram Getúlio Vargas e também João Goulart.

A UFRGS contém centros de pós-graduação nas áreas de humanas, ciências exatas, da saúde, e muitas outras. No ano de 2012, chegou na 5a posição em todo país pela Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais feita através da Shanghai Jiao Tong University e também na 4a posição do país pelo QS World University Rankings, na época publicado através da Quacquarelli Symonds, no Reino Unido. Teve também um ranking do Ministério da Educação na Espanha, que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul protagonizou o 152° lugar, foram ranqueadas 17 mil universidades pesquisadas, e por último ficou também na 3ª posição dentre as melhores instituições da América Latina.

No ano de 2014, obteve três avaliações seguidas, foi a universidade melhor avaliada através Ministério da Educação, obteve a maior nota do IGC-contínuo dentre as melhores universidades do Brasil. Com a UFSP, foram as universidades que por sua vez obtiveram o primeiro lugar na avaliação. Ela avalia o desempenho de seus estudantes na avaliação do Enade, avalia sua infraestrutura, sua formação de seus professores e também os indicadores das suas pós-graduação. Dentre as 22 universidades e os institutos do Rio Grande do Sul avaliados, a Instituição UFRGS é a única universidade que já alcançou o indicador mais alto, tirando o conceito 5. Foi eleita pelo MEC a melhor universidade federal de todo país no ano de 2016, tirando o conceito 4,29 através do Índice Geral dos Cursos Avaliados o IGC, do Inep.

Ricardo Ferreira Rodrigues



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *