Vestibular UFPR 2019 – Datas e Livros



Confira aqui a lista com os LIvros que serão cobrados no Vestibular UFPR 2019.

A UFPR disponibilizou o cronograma e as obras literárias que serão usadas no Vestibular 2018/2019. Como nos anos anteriores, o processo seletivo terá duas fases.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 21 de outubro. E a segunda fase serão provavelmente em 25 e 26 de novembro.



As datas de inscrição, pedidos de isenção e resultado, não foram liberadas até o momento. A previsão para serem divulgadas será em julho, através de edital.

Uma novidade é que, ainda na primeira fase, contará com questões objetivas de Filosofia e Sociologia. Significando que o número de questões passará de 80 para 90.

Para realizar as provas, o estudante deverá ler essas obras literárias correspondente a cada disciplina. O conteúdo será cobrado também na segunda fase para os candidatos ao qual os cursos exigem conhecimentos específicos.



Livros

O vestibular 2018/2019 da UFPR conterá questões de 17 obras literárias. Confira abaixo todos livros contidos no processo seletivo:

Literatura

– O Uruguai, Basílio da Gama; Várias Histórias, Machado de Assis; Último Cantos, Gonçalves Dias; Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto; Relato de um Certo Oriente, Milton Hatoum; Eles Não Usam Black-tie, Gianfrancesco Guarnieri; Clara dos Anjos, Lima Barreto; e Nove Noites, Bernardo Carvalho.

Filosofia

– KANT, Immanuel. Resposta à questão: O que é esclarecimento?; FANTIN, M. E. Antologia de Textos Filosóficos; PLATÃO. Defesa de Sócrates. Coleção Os Pensadores. Vol. II; FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis.

Sociologia

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe;LARAIA, Um Conceito Antropológico;LEBRUN, O que é poder; LÉVI-STRAUSS, Raça e História; MAQUIAVEL, O príncipe. 21ª edição; e MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.

Música

Para os candidatos que se inscreverem no curso será necessário também ler os livros a seguir:

BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música; BENNETT, Roy. Uma breve história da música; LEMOINE, Enrique e CARULLI, G. Solfeo de los solfeos; MED, Bohumil. Teoria da Música; POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático no ensino do ditado musical; PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música, V.1; WILLEMS, Curso elementar e Dicionário Cravo A. da Música Popular Brasileira – pesquise por: “nome do estilo musical e dados artísticos” em: www.dicionariompb.com.br.

A Universidade Federal do Paraná é uma das mais antigas instituições de ensino quando se trata de universidade no Brasil, foi fundada em 19 de dezembro em 1912, batizada anteriormente com o nome de Universidade do Paraná.

Suas instalações estão distribuídas em diversos campi na cidade de Curitiba e também outras cidades no Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, mestrado, doutorado, especialização lato sensu, residências médicas, alguns cursos técnicos e também cursos à distância.

A Universidade possui desde 2004 em seu sistema de vestibular cotas de 20% das vagas de cada curso para estudantes que tenham estudados somente em escolas públicas e 20% para alunos pardos e negros. No ano de 2013 adotou o sistema de cotas instituído pelo governo, de maneira que a proporção aumentará para 50% daqui quatro anos.

Se você foi estudante de escola pública a vida toda ou é negro ou pardo, não perca essa oportunidade e corra atrás de seus direitos. Apresente os documentos necessários de comprovação especificados no edital do concurso e aproveite essa chance única de poder entrar em uma das mais concorridas e melhores instituições universitárias do nosso país.

Acesse o site da universidade e veja todas as informações necessárias em seu edital, se informe sobre todos os detalhes e não perca nada para poder sair na frente e garantir sua vaga na Universidade.

Ricardo Ferreira Rodrigues

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *