Inscrição Vestibular de Inverno UEPG 2018




Confira aqui mais detalhes sobre o Vestibular de Inverno UEPG 2018.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição pública de ensino superior do Estado do Paraná, sediada na cidade de seu nome. Nos dias atuais, tem matriculados mais de 7.000 alunos, com câmpus em 6 cidades paranaenses (Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba), oferecendo 38 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e 6 habilitações. Além disso, é referência no EAD (Ensino à Distância). O ingresso nesta universidade é dado a partir do vestibular, que pode ser o de verão (realizado em dezembro) ou o de inverno (no mês de julho).

Dentre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, estão: Física (bacharelado e/ou licenciatura), Geografia (bacharelado e/ou licenciatura), Matemática (bacharelado e/ou licenciatura), Química (bacharelado e/ou licenciatura), Agronomia, Engenharias (Civil, de Alimentos, da Computação, de Materiais), Zootecnia, Ciências Biológicas (bacharelado e/ou licenciatura), Educação Física (bacharelado e/ou licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, História, Letras (português/espanhol, inglês ou francês), Pedagogia e Direito.


Abriram recentemente as inscrições para o Vestibular de Inverno de 2018 da UEPG, que ficarão abertas até o dia 15 de maio, com taxa de inscrição no valor de R$ 145,00. São oferecidas um total de 726 vagas, sendo 50% delas reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas. Aos estudantes que se encontram em caso de vulnerabilidade socioeconômica, serão oferecidas isenções na taxa de inscrição, mediante comprovação de renda. Para solicitar isenção, leia atentamente o Edital e siga as instruções indicadas.

A aplicação das provas, segundo o Manual do Candidato, será nos dias 8 e 9 de julho, e o local de prova será divulgado, pela própria universidade, no dia 8 de junho. A aplicação das provas será realizada no Paraná, nas cidades de Apucarana, Cascavel, São Mateus do Sul, Castro, Telêmaco Borba, Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Rio Negro, Palmeira e Umuarama.

O processo seletivo é ocorrido a partir de um exame. Na primeira prova, o candidato se depara com 60 questões objetivas, de conhecimentos gerais abordados durante o Ensino Médio, adjunto de uma redação, que pode ser do gênero carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia ou resumo. O conteúdo da prova será temas sobre as disciplinas de Gramática e Literatura, História, Física, Geografia, Biologia, Química, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Além disso, a segunda prova é vocacional, ou seja, as questões que irão cair terão relação com os temas de disciplinas específicas, relativas ao curso escolhido.


Para o vestibular, o Edital obriga a leitura de algumas obras literárias. Dentre elas, estão os livros “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Bagagem”, de Adélia Prado, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis e “O Mestre e o Herói”, de Domingos Pellegrini.

O resultado da primeira chamada de aprovação tem previsão para ser divulgado a partir do dia 31 de agosto. Quanto aos prazos e documentos para a realização das matrículas, a universidade informará posteriormente. Para se inscrever neste vestibular, basta acessar ao site, ler atentamente o Manual do Candidato, clicar em “inscrição”, preencher seus dados pessoais e efetuar o pagamento do boleto até o dia 16/05/2018.

Para saber mais informações sobre o Vestibular de Inverno UEPG, de 2018, acesse o Manual do Candidato ou visite o site da UEPG. Ou então, entre em contato por meio do número de telefone (42) 3220-3000, de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

Aurenivia Alves Pereira

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *