A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, informou na última quarta-feira, dia 30, que já se disponibilizou a lista de livros referentes aos vestibulares de 2016. O diferencial agora é que a instituição de ensino estabelecerá seu próprio programa de leituras. Com isso a parceria que já durava oito vestibulares com a Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, foi encerrada.

Entretanto, vale lembrar que renovação dos títulos que constituem a lista será parcial e deverá ser modificada anualmente. Outro ponto importante é que para o vestibular de 2015 que acontecerá ainda este ano, a lista feita de forma unificada com a Fuvest permanecerá mantida. As obras são as mesmas utilizadas na seleção de 2013 e 2014.

De acordo com as informações divulgadas, a lista própria da instituição será constituída de títulos dos mais variados gêneros e peças teatrais. Porém, também haverá textos menores como é o caso de peças de oratória, crítica, crônicas ou contos.

A lista com os livros exigidos para os vestibulares da Unicamp a partir do ano de 2016 estão descritas abaixo conforme a classe literária a qual pertencem. No caso desta lista, seis obras da atual foi mantida e ela também conta com 12 indicações e não nove como costumava ocorrer nos anos anteriores.

Romance: Mia Couto, Terra Sonâmbula; Jorge Amado, Capitães da Areia/ Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas; José de Alencar, Til; Aluísio Azevedo, O cortiço; Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.

Teatro: Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Poesia: Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo. Luís de Camões, Sonetos.

Contos: Monteiro Lobato, "Negrinha", do livro Negrinha; Guimarães Rosa, "A hora e a vez de Augusto Matraga", do livro Sagarana Clarice Lispector, "Amor", do livro Laços de Família.

Um detalhe importante é que os interessados no vestibular poderão ter acesso aos sonetos selecionados de Camões por meio do formato PDF disponível no site da página da Comvest.

Por Denisson Soares





CONTINUE NAVEGANDO: