Exame foi aplicado pelo portal Hora do Enem e contou com mais de 90 mil participantes.

Aconteceu no último sábado (30), o primeiro simulado nacional do Enem, com o intuito de oferecer aos estudantes a oportunidade de avaliar seus conhecimentos e começar a preparação para o exame, em novembro. Os estudantes que fizeram a inscrição para fazer o simulado tiveram quatro horas para a realização da prova e já tiveram acesso ao resultado, que foi divulgado no final do exame. A avaliação ficou disponível da zero hora até às 20h e para facilitar o acesso de quem não tem internet em casa, foram disponibilizados 120 mil pontos de internet por todo o país – em universidades, instituições particulares, escolas estaduais e outros locais.

Até a noite de sábado, considerando o horário limite para a realização da prova, foi contabilizado que mais de 90 mil estudantes fizeram o simulado, pelo Portal Hora do Enem. Desse total, 50 mil realizaram a prova até o meio-dia de sábado. O exame contava com 80 questões (20 questões por área de conhecimento), nos mesmos moldes da metodologia de elaboração das provas do Enem. Foram abordados conteúdos que são normalmente vistos nas escolas até o mês de abril.

Prazo para a realização do simulado foi ampliado:

Devido às inúmeras reclamações e solicitações, o Ministério da Educação – MEC aumentou o prazo para a realização da prova. O total de inscritos chegou a 350 mil pessoas, mas muitos estudantes se queixaram de não ter conseguido acesso ao simulado. Os estudantes utilizaram as redes sociais para fazer suas reclamações e então o Ministério da Educação (MEC) tomou a decisão de estender o prazo até domingo, dia 1º de maio, valendo o mesmo mesmo horário para término (20h).

Haverá pelo menos mais três simulados até chegar a data de realização do exame, em novembro, esses acontecerão nas seguintes datas:

  • Segundo simulado: 25 de junho (80 questões)
  • Terceiro simulado: 13 de agosto (180 questões)
  • Quarto simulado: 8 e 9 de outubro (180 questões)

Sobre a prova de redação, haverá a tentativa de introduzi-la nos simulados, mas ainda não há nada certo e nem prazo para que isso ocorra.

Novidades a caminho:

Na segunda-feira, 2 de maio, o Ministério da Educação vai disponibilizar uma nova plataforma, com videoaulas para auxiliar os estudantes com os estudos. A plataforma se chama "MECflix"

Por Lia Morales


Instituição oferece 720 vagas para estudantes de escolas públicas. Cursos serão ministrados em Santo André e Mauá.

A UFABC (Universidade Federal do ABC) está recebendo inscrições para o Cursinho Gratuito da Escola Preparatória Enem 2016. Existem 720 vagas e os cursos são ministrados na cidade de Santo André e Mauá.

Do total de vagas oferecidas, 400 são para a cidade de Santo André e 320 para Mauá. Os estudantes devem escolher o turno de realização do cursinho. Metade das vagas é destinada para o período vespertino (13h30 às 18h00) e a outra metade para o período noturno (18h45 às 22h45).

Dentre os requisitos, é necessário que os interessados tenham cursado ou já concluído o Ensino Médio por meio de escolas públicas. As vagas de Mauá exigem ainda que os participantes sejam moradores do município.

O Processo de Seleção será feito através de uma prova classificatória que será aplicada no dia 30 de Janeiro, no período da tarde e terá duração de 04 horas. Os exames serão compostos por 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos provenientes do ensino médio e é obrigatório para todos os candidatos inscritos. No dia da prova, os candidatos devem apresentar documento de identificação com foto e levar caneta esferográfica preta transparente.

O resultado oficial será divulgado dia 05 de Fevereiro de 2016. As aulas possuem previsão de início para o dia 07 de Março. Vale lembrar que estas só terminarão um dia antes da aplicação do ENEM 2016.

O cursinho da UFABC foi criado em 2010 e pertence a um projeto de extensão que visa fornecer possibilidade real de acesso ao ensino superior com boas chances na lista de classificação para estudantes da rede pública.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até a data máxima de 22 de Janeiro de 2016, pelo site da PROEC (http://proec.ufabc.edu.br/). Por meio do endereço eletrônico os candidatos podem consultar também o edital na íntegra. Não há necessidade do pagamento de nenhuma taxa referente à participação.

Por Beatriz





CONTINUE NAVEGANDO: