Apenas cinco dias depois da aplicação do vestibular de inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a instituição de ensino superior divulgou a lista de aprovados no processo de seleção.

No total, o vestibular de inverno estava oferecendo 1.202 vagas em cursos da PUC-SP da Faculdades Integradas Rio Branco e na Faculdade Santa Marcelina. A maioria das oportunidades era para a PUC, que possuía 930 vagas distribuídas nos seus cursos de graduação.

Com o resultado, os aprovados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula nos dias 25 e 26 de junho, no caso da PUC. As outras universidades participantes podem possuir um cronograma diferenciado.

As provas do vestibular de inverno foram aplicadas no dia 17 de junho. O gabarito das 45 perguntas foi publicado no dia seguinte, exceto a redação.

Com a realização das matrículas, a PUC-SP vai verificar as vagas restantes e fará uma segunda chamada em 3 de julho. A matrícula dos convocados nesta etapa deverá ser feita no dia 4. A última oportunidade acontecerá entre 6 e 11 de julho.

O resultado final pode ser acessado pelo site www.pucsp.br.

Por Matheus Camargo


Cerca de três mil alunos fizeram a prova do vestibular de inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) neste domingo (17/06). Os inscritos concorreram a uma das 1.202 vagas disponibilizadas na PUC, na Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e nas Faculdades Integradas Rio Branco.

O teste aplicado pela Universidade Católica contou com 45 perguntas, sendo que todas foram de múltipla escolha e versavam sobre conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Literatura e Língua Inglesa. Além disso, havia quatro perguntas analítico-expositivas. As provas aconteceram nas cidades de Sorocaba e São Paulo.

Os candidatos puderam consultar os gabaritos a partir das 18h do dia 18 de junho. O resultado final será publicado no dia 22 do mesmo mês, sendo que as matrículas precisam ser feitas nos dias 25 e 26 de junho. Ainda será feita uma segunda chamada no dia 3 de julho e a matrícula será realizada já no dia seguinte. Será disponibilizado um prazo de inscrição dos dias 6 a 11 de julho para os inscritos que estão na lista de espera.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.pucsp.br.

Por Matheus Camargo


O Vestibular de Verão 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com as inscrições abertas.

A instituição, que possui campi na cidade de São Paulo, nas regiões de Perdizes, Consolação, Ipiranga, Santana e Vila Clementino, além dos municípios de Barueri, na região metropolitana e de Sorocaba, no interior do Estado, terá como novidade neste processo seletivo o oferecimento de vagas para os cursos superiores de Estatística e Engenharia Civil.

Outras graduações oferecidas pela PUC-SP são nas áreas de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação e Multimeios, Direito, Física, Fisioterapia, História, Medicina, Engenharias (Biomédica, Elétrica e de Produção), Gestão Ambiental, Serviço Social, Teologia, Relações Internacionais, Pedagogia, Letras, Marketing e Turismo. A lista completa das graduações tradicionais e tecnológicas está disponível no manual do candidato.

As provas do processo de seleção estão marcadas para o dia 20 de novembro, quando os vestibulandos farão os testes de biologia, matemática, química, geografia, língua portuguesa, física, literatura, história e língua inglesa. Para a prova de literatura, foram indicadas as obras Dom Casmurro (Machado de Assis); O Cortiço (Aluísio de Azevedo); Vidas Secas (Graciliano Ramos); Antologia Poética – 2ª edição aumentada (Vinícius de Moraes); e Capitães da Areia (Jorge Amado).

O resultado final está previsto para o dia 15 de dezembro, e os aprovados na 1ª chamada deverão confirmar a matrícula entre os dias 19 e 20 do mesmo mês.

O site para se inscrever é o www.vestibular.pucsp.br, que receberá os cadastros até 10 de novembro. A taxa custa R$ 120.

Por André Gonçalves


O dia 16 de maio de 2011 marcou o início das inscrições para o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-SP.

Alguns dos cursos que estão disponíveis para este certame são: administração, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, filosofia, ciências econômicas, letras, matemática, turismo, entre outros. Também há disponibilidade de cursos a distância.

As provas têm data de aplicação prevista para a data de 19 de junho deste ano, nos campi da instituição.

Entre as obras literárias que os concorrentes devem ler para o processo seletivo, estão: “Capitães da Areia", de Jorge Amado; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Antologia Poética”, de Vinícius de Moraes; “Vida Secas”, de Graciliano Ramos; e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Os interessados podem efetuar as inscrições por meio do site – vestibular.pucsp.br – até o dia 14 de junho de 2011.

A lista com os aprovados no vestibular de inverno será divulgada em 29 de junho.

Para outras informações, acesse o edital do processo.

Por Oscar Ariel


A PUC SP divulgou esta semana o seu cronograma para o Vestibular 2012 da instituição.

De acordo com a PUC, a data da prova ficou agendada para o dia 20 de novembro de 2011.

Já divulgação do resultado com a lista de aprovados em 1ª chamada acontecerá no dia 15 de dezembro de 2011.

Os aprovados deverão realizar a matrícula no período entre os dias 19 e 20 de dezembro de 2011.

É importante salientar que a instituição deseja utilizar a nota do Enem em seu processo de seleção. Apesar disso, a nota só será utilizada se for divulgada em tempo hábil.

Mais informações podem ser encontradas no site da PUC-SP.


Um bom profissional precisa de atualização constante, e no caso dos profissionais da área da saúde, estabelecer uma relação de confiança com o paciente é essencial para um tratamento bem-sucedido. Esse é o objetivo do curso “Psicologia e Saúde” oferecido pela PUC-SP,  que está com matrículas abertas e com início no mês de abril.

Voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, as aulas abordam assuntos como a relação do médico com o paciente, como fazer uma leitura psicossomática do doente, e os cuidados com os familiares. Serão apresentados aos alunos os processos emocionais e psicológicos que aparecem durante o processo do adoecimento. Também serão discutidas as possíveis formas de intervenção nesse quadro, tanto no trabalho com o paciente quanto com os seus familiares.

O curso será realizado a partir de abril sempre as segundas-feiras, das 19h00 às 22h00, na unidade da PUC-SP Consolação (R. da Consolação, número 881).

Informações e inscrições no site: www.pucsp.br.

Por Selma Isis





CONTINUE NAVEGANDO: