Prazo para se inscrever termina no dia 5 de setembro de 2018.

Para todos os estudantes do Estado do Paraná uma boa notícia. Iniciou no dia 3 do mês de agosto e se estenderá até o dia 5 do mês de setembro de 2018, o período de inscrições para o certame da Universidade Estadual de Londrina, a UEL, no Estado do Paraná. Trata-se do Vestibular da UEL de 2019. Todos os interessados deverão cadastrar suas inscrições por meio da internet. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 150 reais. O prazo é longo, portanto, todos tem chance participar deste vestibular.

Com relação aos estudantes pertencentes a famílias de baixa renda, os quais são oriundos da rede pública de ensino, todos tiveram chance, neste caso, de solicitar a isenção ou então a redução da taxa cobrada. Deste modo, todos os pedidos foram recebidos e encaminhados para análise entre os dias 9 e 19 do mês de julho de 2018, sendo que o resultado definitivo está publicado desde a última quarta-feira, no dia 1º do mês de agosto de 2018.

Com relação aos servidores da Universidade Estadual de Londrina, e os seus dependentes, estes também têm direito de realizar a solicitação da isenção ou redução da taxa cobrada. No caso deste grupo, o período para solicitação ainda está aberto e segue até o dia 10 de agosto de 2018, sendo que o resultado definitivo da avaliação deverá ser divulgado aos interessados até o dia 20 na sequencia.

Sobre as provas do Vestibular da UEL 2019, as mesmas serão realizadas em um itinerário composto de duas fases de exames, sendo que o primeiro caderno conterá as questões objetivas sobre os conhecimentos gerais e o segundo caderno conterá as questões objetivas e as discursivas.

A partir do dia 11 do mês de outubro estará sendo disponibilizado o Cartão de Inscrição, que conterá as informações precisas sobre os locais das provas referentes à primeira etapa do processo. As mesmas serão ministradas no dia 21 do mesmo mês de outubro, cujo início se dará a partir das 14 horas.

Os resultados da primeira fase do vestibular, com a devida convocação para a fase seguinte, deverão ser publicados no dia 7 do mês de novembro de 2018. Sobre os locais onde as provas serão realizadas, haverá a sua divulgação no dia 22 do mesmo mês de novembro, sendo que o exame da segunda fase será realizado entre os dias 2 e 3 do mês de dezembro de 2018.

Observação importante: todos os estudantes inscritos no curso na área de Música realizarão as provas referentes às habilidades específicas no período anterior à da realização da primeira fase deste Vestibular, no dia 30 do mês de setembro. No que tange às graduações em Arquitetura e Urbanismo; em Artes Visuais; em Design de Moda e em Design Gráfico todas as provas referentes às habilidades específicas estão agendadas para o dia 4 de dezembro de 2018.

O resultado final, referente ao Edital deste Vestibular, conterá toda a lista dos estudantes aprovados e deverá ser publicado no dia 18 de janeiro de 2019, as matrículas deverão ser realizadas até o dia 22 do mesmo mês de janeiro. As novas chamadas de estudantes deverão ser publicadas entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019.

A totalidade de vagas em oferta é de 2.521 cadeiras, das quais 45% delas estão previamente reservadas para os estudantes cadastrados no sistema de cotas, contemplando os alunos da rede pública e os afrodescendentes. Este é um dos vestibulares mais importantes do ano, no Estado do Paraná.

Paulo Henrique dos Santos


Instituição anuncia 1ª chamada dos aprovados. Matrículas devem ser feitas entre os dias 28 e 29 de julho de 2018.

A UCS – Universidade de Caxias do Sul, divulgou na última quarta-feira, dia 27, o resultado do Vestibular de Inverno 2018. Aqueles que foram aprovados precisam ficar atentos ao prazo de matrícula, que é de 28 a 29 de junho. São apenas dois dias para fazer a inscrição, por isso é bom não deixar para a última hora.

Os locais e horários já foram informados e é preciso ter toda a documentação necessária em mãos, pois nada pode ficar pendente. A segunda chamada será feita no dia 2 de julho, a partir das 10 horas e a matrícula é dia 3 de julho. A terceira chamada será dia 4 de julho, também às 10 horas e para esta as matrículas devem ser feitas no dia 5 de julho. Após esta terceira chamada, se todas as vagas não forem preenchidas, então a UCS poderá convocar os demais candidatos, seguindo a ordem de classificação, para que todas as oportunidades sejam ocupadas. Esta convocação é feita por telefone, SMS ou até mesmo por e-mail.

Se o candidato não comparecer no dia e horário estipulado para fazer sua matrícula, então ele perderá a chance de se inscrever. O mesmo ocorrerá se a documentação não estiver completar. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Assim que a matrícula for efetuada, o primeiro boleto deve ser pago em no máximo 48 horas e se o mesmo não for pago dentro deste prazo, automaticamente a matrícula é cancelada. O candidato tem até 14 dias para desistir, conseguindo a devolução total. Se a desistência for após 14 dias, então é devolvido apenas 30% do valor da primeira parcela.

Confira a relação dos documentos necessários para a matrícula na UCS:

  • Cópia da Carteira da Identidade.
  • Cópia do CPF.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, sendo que é preciso constar a aprovação do estágio. Pode ser apresentado o histórico escolar.
  • Atestado de frequência que é fornecido pela escola.
  • Aqueles que já terminaram o ensino médio fora do Brasil, é preciso apresentar a declaração de equivalência do ensino médio, que pode ser obtida no Conselho Estadual de Educação.
  • É preciso apresentar também a ficha cadastral do Seguro Educacional, preenchida corretamente. Esta ficha encontra-se disponível no site da UCS.
  • Candidatos estrangeiros precisam apresentar o comprovante de permanência legal em nosso país.

No Vestibular de Inverno 2018 foram ofertadas 3.080 vagas em cursos que são ministrados em Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Caxias do Sul, Guaporém, Nova Prata, São Sebastião do Caí e em Canela. A seleção aconteceu no domingo, dia 24, nos municípios onde a UCS está presente. Alguns cursos da UCS são ofertados em diversos Campi, ou seja, em cidades diferentes, por isso é preciso que o candidato fique muito atento na hora de fazer sua escolha, informando corretamente o código do local e também o turno que deseja.

Nenhum estudante pode ocupar mais de uma vaga em um mesmo curso, mesmo que seja em turno diferente. Uma parte das disciplinas dos cursos de licenciatura pode ser cursada no Campus Universitário que estiver localizado mais próximo do aluno, mas para isso é preciso informar no formulário eletrônico de inscrição, apontado a licenciatura que deseja cursar. Estágios podem acontecer em turnos diferentes dos que foram estabelecidos no curso. Algumas aulas podem ser práticas no campus-sede que fica em Caxias do Sul.

Quando acontece de um curso não ter um número de inscritos que seja suficiente para a UCS considerar viável, então aquele cursos é cancelado e os inscritos são informados. Quem for se inscrever para o Vestibular de Inverno 2019, precisará ficar atento a isto, pois caso aconteça do curso de seu interesse ser cancelado, então o estudante terá um prazo para solicitar a troca. A UCS entra em contato com todos os inscritos nos cursos que são cancelados, por isso é importante informar os contatos corretamente no momento da inscrição.

Acesse aqui o Manual do Candidato, onde encontram-se outras informações importantes para os aprovados.

Por Russel


A Universidade Federal de Goiás divulgou a lista de aprovados no Vestibular 2014 na sexta-feira, dia 31 de janeiro. A prova da primeira fase ocorreu no dia 10 de novembro e a da segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro.

A instituição, que a partir desse ano contará com um campus em Aparecida de Goiânia, destinado ao curso de geologia, obteve alta concorrência no curso de Medicina, com 104,58 candidatos por vaga, 60% mais concorrido do que no ano passado.

Além de Medicina, a UFG também foi muito requisitada nos cursos de Engenharia Civil (com 70,35 candidatos por vaga) e Direito Matutino (com 52,03 candidatos por vaga).

O vestibular da instituição foi mais disputado esse ano, pois 50% das vagas foram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, os estudantes concorreram a 3.090 vagas, diferente do ano passado, em que a UFG ofereceu 6 mil vagas no processo seletivo convencional.

Com a lista da primeira chamada divulgada, os aprovados poderão realizar a matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro. Para conferir a lista de aprovados na primeira chamada clique aqui.

 Os aprovados em primeira chamada poderão realizar a matrícula entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Já a segunda chamada será anunciada no dia 17 de fevereiro e a terceira chamada no dia 26 de fevereiro.

Quanto aos resultados do processo seletivo do Sisu, foram divulgadas as listas no dia 13 de janeiro e a segunda chamada já está sendo realizada. O prazo é até o dia 4 de fevereiro, terça-feira.

Para realizar a matrícula, os aprovados deverão portar formulário preenchido, foto 3×4 ou 5×7, identidade, CPF, título de eleitor, documento militar, certificado de conclusão do ensino médio e certidão de casamento, se houver mudança de nome.

Ao todo, foram distribuídas 140 vagas nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.

Por Mariany Bittencourt





CONTINUE NAVEGANDO: