Vestibular UFU 2018 – Inscrições Abertas




Esta edição do vestibular da UFU contempla o segundo semestre letivo do ano.

Começaram nesta quarta-feira, dia 21 de março, as inscrições oficiais para o concorrido vestibular da Universidade Federal de Uberlândia, a UFU. Na edição que contempla o segundo semestre letivo, essa é a sua grande oportunidade de cursar aquela faculdade que tanto deseja e construir uma carreira de sucesso.

Se você ficou interessado e quer mais detalhes sobre o processo, nós te damos todas as informações para não ficar de fora e não perder nenhum lance. Vamos a elas.


Como faço para me inscrever?

Para se inscrever é muito simples. Basta enviar a sua inscrição pelo site da instituição, no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br. No mesmo local, ainda é possível consultar todo o edital do vestibular e o Manual do Candidato, bem como outras informações pertinentes.

Como já citado anteriormente, as inscrições iniciam dia 21 de março e seguem até a data de 9 de abril, no horário das 12h. Para efetivar a participação, é necessário realizar o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$ 117. Essa poderá ser quitada até o dia 10 de abril.

Quem se enquadrar como um candidato oriundo de uma família com baixa renda comprovada, poderá ainda solicitar a isenção do pagamento de taxa. Para se informar, basta visualizar as informações em edital.


Primeira fase do Vestibular UFU

A primeira etapa da prova do Vestibular UFU terá a sua aplicação em diversas cidades. São elas: Uberlândia, em Minas Gerais; Ribeirão Preto, em São Paulo; Patos de Minas, em Minas Gerais; Monte Carmelo, em Minas Gerais; Ituiutaba, em Minas Gerais; e, ainda, Goiânia, em Goiás.

Essa fase ocorre nos dias 2 e 3 de junho, sendo a previsão de início no horário das 13h30 e o término às 17h30. O exame será composto de questões com a múltipla escolha.

Segunda fase do Vestibular UFU

Já a segunda fase da Universidade Federal de Uberlândia ocorre nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba. As datas previstas são de23 e 24 de junho de 2018, sendo o início às 13h30 e o término às 18h30. Nessa etapa, serão aplicadas as questões discursivas e, ainda, uma prova de redação sobre um tema específico.

Candidatos com necessidades especiais

É importante destacar que os candidatos que possuem uma necessidade especial para a realização das provas somente serão atendidos no Campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia. Sendo assim, no ato da inscrição do participante, é preciso informar aos organizadores qual o tipo de necessidade especial, encaminhando a documentação à UFU até a data de 4 de abril.

Esses documentos se referem ao relatório do médico, conforme já foi previsto e especificado no edital do certame, bem como o requerimento de solicitação para o atendimento especial durante a realização das provas.

Atendimento para candidatos sabatistas e lactantes

Quem não puder realizar as provas por motivo religioso (candidatos sabatistas que guardam os sábados), terão direito também ao atendimento específico. Esse ocorrerá também em Uberlândia.

Os participantes deverão, portanto, comparecer no dia e local da prova seguindo as datas e horários do edital em ambas as fases, de forma a aguardar o pôr do sol para que iniciem o exame. E, em caso de lactantes, essas também poderão solicitar um atendimento especial, desde que o informe no ato de sua inscrição.

Sobre a UFU

A Universidade Federal de Uberlândia foi autorizada para o seu funcionamento no dia 14 de agosto de 1969, sendo federalizada em 24 de maio de 1978. Seu nome inicial era Universidade de Uberlândia (UnU).

Atualmente, a instituição é uma fundação pública, que integra a Administração Federal Indireta, que está intimamente vinculada ao Ministério da Educação, o MEC. Em um total de sete campi, a UFU possui autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e também patrimonial, como consta nos termos de lei. Seu funcionamento e organização são regidos por uma legislação federal, um Estatuto, um Regimento Geral e, por fim, por normas complementares.

Por Kellen Kunz

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *