Sisu 2018 – Prazo de Inscrição



  

Interessados poderão se inscrever a partir do dia 29 de janeiro de 2018.

Já estamos no mês de dezembro e esta é uma época em que muitos estudantes se encontram em uma grande expectativa sobre se vão conseguir uma vaga em algum curso universitário e assim poderem dar início na construção de uma carreira. Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2017 pode utilizar a nota para tentar uma vaga na universidade pelo Sisu. Se este é o seu caso, fique sabendo que as consultas de vagas no Sisu já podem ser realizadas. Saiba mais.

Quem realizou o Enem no ano de 2017 e gostaria de tentar uma vaga por meio do programa Sistema de Seleção Unificada, o popular Sisu, as inscrições para o ano de 2018 só terão início a partir do dia 29 do mês de janeiro de 2018, quando serão abertas a primeira edição das inscrições.

Quem ainda não conhece bem como funciona este sistema, ele na verdade é bem simples. O estudante pega a nota que obteve no Enem (no caso de 2017) e coloca no Sitema, que faz uma busca de vagas na área desejada pelo estudante e em uma média geral dos inscritos de todo o país determina uma nota ideal para a vaga, que pode variar de acordo com a universidade. Ou seja, o Sisu seleciona por meio das notas obtidas no Enem alunos para ocuparem vagas em Universidades públicas de todo o país que tenham aderido a esse sistema.

No Brasil já chega ao número de 130 instituições de ensino superior que fazem parte do sistema, sendo que 100 são federais e as restantes (30) estaduais. Em geral estas instituições vão oferecer o equivalente a 239.601 vagas em cursos universitários de todo país.

Pra poder se inscrever no programa o estudante precisa ter realizado o Enem e ter obtido uma nota que seja superior a zero na redação. Este é o único pré-requisito.

Assim é permitido a cada candidato que faz a sua inscrição escolher duas vagas em cursos universitários para entrar na concorrência. Desse modo, ele deve especificar a ordem em que prefere os cursos e o turno que estará disponível para estudar.

Também é importante lembrar que o aluno precisa fazer a definição da modalidade em que ele se encaixa no sistema, se é pela ampla concorrência ou por meio de sistemas de cotas, sociais ou raciais.





Ainda que o interessado realize a sua inscrição no dia 29 do mês de janeiro de 2018, ele pode contar com a opção de alterar as suas opções de curso até as 23h: 59 do dia 1º do mês de fevereiro.

Os resultados já serão divulgados no dia 2 do mês de fevereiro. Assim, os estudantes devem realizar suas matrículas entre os dias 5 e 7 do mesmo mês.

Quem não conseguir de primeira poderá ainda contar com uma lista de espera, que se inicia no dia 2 do mês de fevereiro e se encerra no dia 16 do mesmo mês. Nessa lista o candidato poderá manter a sua opção de curso para a qual não foi aprovado na primeira chamada do programa. Nessa segunda chamada, porém, será possível marcar apenas uma opção de curso, sendo ela a primeira com a qual se inscreveu.

Se você possui interesse em se inscrever aguarde o período de inscrições que vai do dia 29 do mês de janeiro até o dia 1º do mês de fevereiro e acesse o site http://sisu.mec.gov.br/.

A inscrição é gratuita e o estudante pode utilizar a nota do Enem 2017 também na segunda edição do programa Sisu de 2018, cujas inscrições devem ter início no mês de maio.

Se você realizou o Enem e gostaria de tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada, não deixe de se inscrever.

Sirlene Montes



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *