Gabarito Oficial do ENEM 2017 é divulgado pelo Inep

Gabarito Oficial do ENEM 2017 é divulgado pelo Inep



  

Confira aqui o Gabarito das Provas do Enem 2017.

O Inep divulgou na última terça-feira, dia 14 do mês de novembro, o gabarito oficial do Enem do ano de 2017. Os candidatos para conferirem seus resultados e analisarem como foi a sua atuação no exame podem acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br.

Antes de conferir os resultados, é preciso escolher o dia correto da realização da prova e a cor da prova, já que as questões se diferem de acordo com cada cor.

O Inep deixa claro aos candidatos que o fornecimento dos gabaritos serve para que estes possam ter uma noção de como foi o desempenho de cada um nos dois dias de prova. Sendo que o Ministério da Educação não aceitará nenhum tipo de contestação ou recurso sobre os resultados ou qualquer questão da prova.

Além disso, a soma de acertos não representa uma pontuação a ser considerada na correção do exame, pois para o cálculo da nota do Enem é utilizado um método chamado de Teoria de Resposta ao Item, que estipula uma pontuação diferente para cada questão. Sem falar que não é possível ter uma noção sobre a pontuação obtida na redação.

A nota do Enem é uma soma entre os pontos feitos nas provas e na redação.

O Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou aos estudantes que o resultado oficial do Enem 2017 está previsto para ser divulgado no dia 19 do mês de janeiro.

O Enem 2017 foi realizado em dois domingos consecutivos, sendo eles os dias 05 e 12 do mês de novembro. Esta foi a primeira edição do exame em que as provas foram realizadas em dois domingos, já que nas últimas edições o exame era realizado em apenas um fim de semana. Esse novo modelo foi pensado para que os candidatos pudessem descansar entre uma prova e outra já que ambas exigem muita concentração.

Para aqueles alunos mais ansiosos que não aguentariam esperar pela divulgação do gabarito oficial, o Colégio e Curso Oficina do Estudante da cidade de Campinas/SP, em uma parceria com o Brasil Escola, realizou uma correção comentada nos dias em que as provas forma realizadas, assim os estudantes poderiam tirar eventuais dúvidas sobre as questões cobradas nas provas e compreenderem porque acertaram ou não.





O gabarito também poderá ser acessado por meio da Página do Participante ou no Aplicativo do Enem.

Segundo informações do Ministério da Educação, o exame do ano de 2017 transcorreu de forma tranquila em todo o Brasil. Com exceção de nove locais de provas nos municípios de Teresina/PI, Olinda/PE e Uruaçu/GO, em que 3.581 candidatos, por problemas de falta de energia, foram impedidos de realizar as provas do primeiro dia. Contudo, já está agendado para o dia 12 de dezembro a realização da prova para estes candidatos.

No mais, como é comum acontecer em todos os anos, alguns candidatos foram eliminados do exame por motivos diversos, como o porte de objetos não permitidos, saída da sala de prova antes do tempo permitido, porte de papéis ou panfletos, desrespeito às normas previstas no edital, entre outros. Assim, foram eliminados o total de 853 candidatos.

O Enem 2017 contou com o total de 6.731.344 inscritos. O número de abstenções foi de 29, 8% no primeiro dia de prova e 32% no segundo dia, O que também está dentro do esperado.

O Enem a cada ano que passa recebe um número maior de inscrições, o que comprova que os estudantes brasileiros pretendem realizar cursos de nível superior e assim melhorar suas condições de vida profissional e pessoal.

As notas obtidas no exame podem ser utilizadas em vários processos seletivos para vagas em cursos de nível superior, através de programas como SiSU, ProUni e Fies.

Sirlene Montes



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *