Vestibular UFPR 2018 – Inscrições, Mudanças



  

As inscrições para o vestibular 2018 da UFPR seguem abertas até o dia 14 de setembro de 2017.

Quem quer participar do vestibular da Universidade Federal do Paraná, a UFPR, precisa saber que desde a última quarta-feira, dia 16 de agosto, foram abertas as inscrições para o processo. Na edição de 2018, a universidade publicou já no dia 1º de agosto o edital que visa estabelecer todas as regras e datas para o mesmo.

E se você quer saber de tudo para não perder seu tempo e essa oportunidade única, nós te damos as dicas sobre como participar. Vamos a elas.

Sobre as vagas da UFPR

No total, serão oferecidas 5.524 vagas para o vestibular da UFPR, sendo que essas são distribuídas entre os 119 cursos oferecidos pela instituição de ensino. Em relação a todas as oportunidades, é importante ressaltar que 4.734 delas são para ingresso já no primeiro semestre do ano.

As 790 vagas restantes, portanto, são para o segundo semestre. Ainda, metade das vagas é para disputa em ampla concorrência e as demais destinadas para os cotistas.

Como faço para me inscrever?

Como já foi citado anteriormente, as inscrições para o certame começaram no dia 16 de agosto e seguem até o prazo final de 14 de setembro de 2017, até às 23h. O procedimento é feito somente pela internet, não sendo aceitas inscrições presenciais.

Sendo assim, o participante interessado deve acessar o portal do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, disponível no endereço www.nc.ufpr.br e realizar a sua inscrição. É necessário efetivar o pagamento de uma taxa simbólico para garantir a participação.

Essa é de R$ 120 para os candidatos e de R$ 119 para os nomeados treineiros, ou seja, aquelas pessoas que não possuem as condições adequadas para ocupar as vagas na universidade, utilizando a realização da prova como uma espécie de teste antecipado. Independente da categoria, o limite para pagamento da taxa é até o dia 15 de setembro.

Sobre as provas e fases





Ao que tudo indica, e conforme previsões da universidade, a primeira fase do processo ocorrerá no dia provável de 29 de outubro de 2017. Já a segunda fase, por outro lado, tem data marcada em dois dias, sendo eles 26 e 27 de novembro do mesmo ano.

Sobre algumas mudanças anunciadas

A UFPR anunciou por meio do seu edital que, para o certame de 2018, irão acontecer algumas mudanças importantes.

Portanto, entre elas pode-se destacar que, em relação à validação ou não de uma candidatura para os autodeclarados pardos, negros, indígenas e pessoas com alguma deficiência física, acontecerão bancas com o objetivo de decidir se tais candidatos se enquadram nos padrões estabelecidos e se possuem direitos quanto às cotas. Isso acontecerá antes mesmo da primeira fase do vestibular, no período entre os dias 9 a 20 de outubro de 2017.

Essa antecipação às bancas, que anteriormente eram realizadas logo após o resultado da segunda fase do vestibular, é uma forma de trazer muito mais eficiência ao processo seletivo do certame. Isso porque a maioria dos estudantes tinha a sua candidatura indeferida e necessitava de todo um processo para a sua realização.

Com a antecipação, portanto, em caso de julgamento da banca de que o candidato não se enquadra no grupo relacionado aos cotistas, ainda será oportunizada uma mudança de categoria, podendo o vestibulando participar do processo normalmente.

Ainda, outra alteração que merece destaque pela sua importância se refere ao número de classificados para a segunda etapa do vestibular. Conforme a regra anterior do certame, o número sofria uma variação de acordo com o curso escolhido pelo candidato já no ato de sua inscrição. Porém, na edição de 2018, há alterações publicadas no edital e que visam esclarecer que, agora, o número de classificados para a segunda fase será três vezes maior que o número de vagas disponíveis para os cursos determinados.

Por Kellen Kunz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *