Encceja 2017 – Inscrições, Data das Provas e Requisitos



  

Confira aqui todos os detalhes sobre o Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio 2017.

Vivemos em um país em que a maioria da população possui algum nível de formação escolar. Contudo, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou dar continuidade aos seus estudos quando crianças e adolescentes.

Nesse sentido, para dar oportunidades a esses jovens e adultos que desejam obter um certificado de formação, existe o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o conhecido Encceja, que vale para todo o país.

Deste modo, na última segunda-feira, dia 24 de julho, o Diário Oficial da União recebeu a publicação do edital do exame. De acordo com o documento, quem deseja obter uma certificação de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio, as inscrições terão início a partir do dia 07 do mês de agosto, sendo encerradas no dia 18 do mesmo mês.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas somente pela internet.

Os interessados em realizar o exame para certificação de Ensino Fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos completos. Já aqueles que desejam realizar o exame para certificação de Ensino Médio precisam ter idade mínima de 18 anos completos.

O interessado ao fazer a sua inscrição via internet deve informar o número de seu CPF, Número do RG, para qual certificação deseja fazer o exame, além de informar se existe a necessidade de algum atendimento especial para que possa realizar a prova.

Desse modo, o Exame está previsto para ser realizado no dia 08 do mês de outubro, nos seguintes horários:





– Das 8h às 12h;

– Das 14h30 às 19h30.

As provas serão aplicadas em todas as Unidades que pertencem à Federação. De modo que o Exame é composto de quatro provas com 30 questões (múltipla escolha) e uma redação.

O resultado será divulgado dentro de um prazo de 10 dias úteis após a realização das provas. O inscrito também poderá conferir seu resultado individual acessando a Página do Participante.

Os certificados de Conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio serão emitidas pelas Secretarias Estaduais de Educação e também pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Para saber mais informações sobre o Exame, acesse o site do Encceja em http://portal.inep.gov.br/encceja.

Sirlene Montes



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *