ENEM 2017 – Mudanças e Novidades



  

Confira aqui as principais mudanças e novidades do ENEM 2017.

Para todos os candidatos que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) esse ano, é melhor continuar lendo esse artigo até o final, pois ele traz importantes informações sobre algumas mudanças que ocorrerão.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) fez uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, dia 04 de abril, sobre a portaria regulamentadora das próximas edições do ENEM que trazem as mudanças que foram anunciadas no mês passado.

A primeira mudança significativa aborda a certificação de conclusão do ensino médio e a partir desse ano, o ENEM não vai ser mais utilizado para a obtenção do certificado. Segundo o MEC, apenas 7,7% dos alunos que se inscreveram para tirar o certificado conseguiram tirar nota mínima permitida, em 2016. Agora, com a nova modificação do exame, os alunos maiores de 18 anos que quiserem concluir o ensino médio serão obrigados a fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A nova portaria do ENEM vai incluir algumas regras que permitem a isenção da taxa de inscrição. Estudantes que pertencem a famílias de baixa renda e que estejam cursando o último ano do ensino médio estão isentos da taxa de inscrição. Caso o aluno carente seja contemplado com a isenção e não compareça para fazer as provas sem apresentar um motivo plausível, perderá o benefício para os próximos anos.





O valor da taxa de inscrição para o ENEM ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira, dia 10 de abril e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 08 e 19 de maio de 2017.

Outra novidade para esse ano, que já está aprovada, é a data da realização das provas, que serão realizadas em dois domingos consecutivos e não mais como era anteriormente, em somente um final de semana. As provas já estão agendadas para os dias 05 e 12 de novembro de 2017 e se você vai tentar o ENEM esse ano, é melhor ficar atento a publicação do aguardado edital.

Boa sorte para todos no ENEM.

Rodrigo Souza de Jesus



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *