Dicas para escolher a carreira certa



  

Saiba como identificar as melhores opções para você e fazer a escolha certa na hora de decidir o seu futuro profissional.

O momento de decidir qual área seguir ou qual faculdade cursar é sempre crítico. Isso porque é uma decisão muitíssimo importante, que promete acompanhar nossos passos para o resto da vida, ditando-os.

É comum sentir-se inseguro na hora de fazer essa decisão, até porque o momento social em que somos pressionados a tomá-la é justamente a fase pós adolescência, quando ainda estamos começando a entrar na vida adulta, sem estar estabelecido em nenhuma direção concreta ainda.

Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas para que você se sinta mais confiante ao analisar as opções de curso e carreira.

1 – Informe-se

Se você está na dúvida, faça pesquisa acerca das áreas possíveis. Quanto mais conhecimento você tiver, menos superficial será a sua visão a respeito de alguma profissão, te dando melhor esclarecimento para julgar se aquilo é ou não o que você quer para si.

2 – Converse com profissionais das áreas pretendidas





Profissionais que já estão no mercado têm total noção do que tem acontecido em sua área de atuação. Eles poderão te dar informações sobre tudo que for referente à execução da função, além de noções de mercado de trabalho. Você poderá conhecer a rotina da profissão e do setor e também se familiarizar com os possíveis problemas do ambiente corporativo.

3 – Faça testes vocacionais e cursos de orientação

Procure ajuda a fim de ser analisado por um profissional que pode traçar seu perfil, através de métodos comprovados, indicando e analisando quais carreiras tem mais a ver com sua personalidade e habilidades.

4 – Realismo

Muitos jovens têm sonhos fora da realidade. Não que não seja bom sonhar, é ótimo ter grandes aspirações, mas é necessário ter pé no chão para traçar metas em tempo hábil para que você alcance seus objetivos. Conhecer uma determinada carreira implica em conhecer também o processo de chegada até determinado cargo. Preparo é a palavra chave. Você precisa ter em mente que nada vai acontecer caso você não esteja pronto para assumir as responsabilidades, encarando desafios e se superando.

Por Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *