Redação do ENEM – Critérios de Avaliação

Redação do ENEM – Critérios de Avaliação



  

Saiba aqui quais são os critérios de avaliação do ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio permite que alunos ingressem no ensino superior público (universidades federais) e privado (a pontuação na prova dará desconto na mensalidade, proporcionalmente). A redação é fundamental para a pontuação final e muitos podem se sair bem na prova, mas ir mal na redação e acabar tendo uma nota não satisfatória. Mas existe algum método para ir bem na escrita?

Antes de tudo, se a escrita nunca foi o seu forte, tenha em mente que precisará estudar a fundo os fundamentos e as práticas dela. O site do ENEM disponibiliza as melhores redações, leia-as com atenção e tente perceber o que há em comum entre elas: a coesão, a estrutura, o gênero textual, a impessoalidade, o cumprimento do tema proposto etc.

Coesão

Um texto bem escrito é um texto coeso. Coesão é a “costura” das palavras, dos parágrafos. Perceba nas redações como os parágrafos se entrelaçam no decorrer do texto. Desenvolver temas diferentes em cada parágrafo é importante, sim, desde que haja um conectivo entre um assunto e outro.

Estrutura

Uma dica útil é fazer um esboço antes de passar para a folha definitiva da redação e perceber no seu texto como você irá estruturá-lo. O padrão do ENEM e de muitos vestibulares de peso é a introdução, onde deverá ser abordado o tema proposto e tudo o que o seu texto tratará até o final, parágrafos de desenvolvimento do tema, que deverá desenrolar o que foi citado na introdução. O desenvolvimento é o mais importante, pois é nele que você poderá mostrar seu potencial. E por último, a conclusão. A conclusão deve fechar o assunto, mas nunca finalize com as mãos atadas. Se critica algo em seu texto, apresente uma solução para o problema. Se o tema é uma pergunta, desenvolva sua dissertação e responda ao que foi perguntado!

Gênero textual





Em outros vestibulares, como a FUVEST, pode ocorrer a proposta fora do padrão dissertativo argumentativo, mas no ENEM ela é imprescindível. O gênero dissertativo argumentativo exige que seja feita uma análise crítica sobre os fatos. Argumente!

Impessoalidade

A dissertação deve ser feita, impreterivelmente, na terceira pessoa do plural. Isso dá maior credibilidade ao seu texto. Dizer “Pode-se observar o crescimento do gráfico…” é mais impessoal do que “A partir da minha observação constato o crescimento do gráfico…”.

Cumprimento do tema proposto

Muitas, inúmeras redações são zeradas porque fogem do tema proposto. Seu texto pode estar correto, corresponder à realidade, mas se não foi isso que o enunciado pediu, ele já será descartado.

Por último, lembre-se de praticar sua escrita. Guarde suas redações conforme as fizer e compare as atuais com as antigas, perceba sua evolução, critique-se, reconheça sua evolução ao longo do tempo. Pratique!

Jean Carlos Weber Andrades



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *