Enem 2016 – Dicas do Que Estudar

Enem 2016 – Dicas do Que Estudar



  

Confira nesta matéria algumas dicas do que estudar para a Prova do Enem 2016.

Estamos em agosto e novembro se aproxima cada vez mais. Os estudantes que irão fazer a prova do Enem estão a todo vapor nos estudos. Mas algumas dúvidas podem aparecer no meio do caminho, como por exemplo, o que estudar para o Enem? Bem, todo conteúdo aprendido durante os 3 anos de ensino médio são de grande importância para a realização da prova, dominar todas as matérias é essencial para mandar bem, mas claro que, existem alguns temas que caem constantemente nas provas.

Para quem está um pouco atrasado nos estudos, não precisa entrar em pânico, ou para quem deseja focar em algumas matérias ou revisar, existem matérias que sempre estão presentes nas provas do Enem, por isso é muito válido dar uma atenção especial a elas. Ficou curioso e quer saber quais são? Confira a seguir.

Vamos começar por aquela matéria que causa arrepio em uns e olhos brilhantes em outros, a Matemática. Uma matéria tão amada e odiada ao mesmo tempo, tem sido cobrada quase sempre da mesma maneira nas edições anteriores do Enem, os temas mais recorrentes são: Álgebra, Equações de 1º e 2º grau, Porcentagem, Operações com Frações, Análise de Gráficos e Tabelas, Estatística, Sistemas e Problemas, Probabilidade, Análise Combinatória e Cálculo de Área, Volume e Perímetro. De acordo com pesquisas feitas por professores de matemática, essas são os temas que mais aparecem no Enem. Fique atento a elas.

Vamos continuar na área de Exatas e vamos para Física. Outra matéria que costuma dar arrepios, mas há quem goste. Vamos aos temas mais recorrentes, que são: Mecânica, Energia, Eletricidade, Termofísica, Onda e Óptica. De acordo com os professores de física, esses temas apareceram constantemente nas edições anteriores do Enem, por isso, é importante dar uma atenção especial a elas.

Seguindo a regra, vamos falar de Química. Outra matéria do grupo das assustadoras, mas vamos lá, os temas que mais caíram nas provas de química foram: Estequiometria, Termoquímica, Neutralização e Oxidação, Equilíbrios Químicos, Ph, Funções Orgânicas e Tabela Periódica. É importante o estudante conhecer bem a tabela e saber procurar os elementos para economizar tempo. E também dar uma olhada mais atenta a esses assuntos em destaque.

Não é exatas, mas faz parte das Ciências da Natureza, vamos falar agora sobre Biologia. Uma matéria bem interessante que agrada muitas pessoas, apesar de ter algumas matérias mais complexas, a biologia encanta. Os temas que mais caem em biologia são: Genética, Ecologia, Evolução, Fisiologia Humana, Meio Ambiente e Imunização. É importante, além de atenção a esses assuntos, o estudante se atentar a questões de saúde atuais, pois o Enem tem costume de relacionar temas atuais com as matérias. Fique atento!





Vamos agora para as Ciências Humanas, começando por História. Para quem gosta de Humanas, essa é a matéria favorita. Os temas mais recorrentes em histórias são: Brasil República, Era Vargas, Brasil Colônia, Cultura Negra no Brasil, Segunda Guerra, Revolução Industrial e Brasil Império. As questões se Ciências Humanas são muito interpretativas, além do conhecimento teórico, é importante saber interpretar bem as questões.

Seguindo, agora vamos ver quais são os assuntos mais abordados em Geografia, assim como em História, as questões de interpretação estão muito presentes, fique atento. Os temas que mais caem em geografia são: questões envolvendo o impacto da tecnologia na vida social e política, Problemas Urbanos, Espaço Rural, Globalização, Impactos Ambientais e Geopolítica. Mais uma vez, leia os jornais, fique atento às novidades do mundo, questões atuais podem cair no Enem.

Indo para as últimas matérias Português e Redação. Como todo o Enem, português não poderia ser diferente, é uma prova que exige um grande grau de interpretação do estudante. Além de interpretação, o estudante tem que prestar atenção em: Gêneros Textuais, Norma Culta e Popular, Funções de Linguagem, Figuras de Linguagem e dentro de Português também é cobrado Literatura, é importante se atentar as Escolas Literárias. E para Redação, muito exercício e muita leitura. Leia bastante, principalmente notícias do Brasil e do mundo, pois com certeza, o tema da redação será sobre algo atual.

Siga as dicas e estude bastante, assim o resultado do Enem será o melhor possível. Bons estudos!

Camilla dos Santos Batista



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *