Principais formas de melhorar os estudos para o Enem



  

Dicas para melhorar as táticas de estudo para a prova do Enem.

Como estudar para o Enem? Obviamente não há uma fórmula mágica que permite aos estudantes aprender os conteúdos que irão cair na prova. Mas, certamente, há modos de preparação que podem te colocar um passo a frente nos estudos e lhe render uma ótima nota. Contudo, cada um deve buscar seu próprio método, conhecer suas formas de aprendizagem, e, com isso, aprimorá-las para um melhor desempenho. Mas quais seriam os principais meios de melhorar seus estudos? Em relação a provas de Ciências Humanas, tentarei direcionar algumas dicas para você:

O primeiro passo é conhecer melhor a sua prova. Seja ela como for, Enem ou vestibular, é imprescindível a análise de exames dos anos anteriores para buscar quais são os principais temas abordados. Realize esse exercício com as últimas provas e anote quais os assuntos mais quentes que aparecerão para direcionar seus estudos. Além disso, a realização das provas pode ajudá-los a encontrar suas principais dificuldades em alguns pontos, os quais você deverá dar uma atenção especial.

O segundo passo, também relacionado ao conteúdo, é a análise do edital e do conteúdo programático. Ver quais são os temas mais quentes e relacioná-los com os encontrados no passo anterior. No edital pode haver temas que não caem há anos, mas nem por isso devem ser deixados de lado. Porém, é melhor focar nos assuntos mais quentes.





O terceiro passo: se atualizar. O Enem é uma prova que exige muito do conhecimento interdisciplinar, portanto se você conseguir relacionar os fatos históricos com acontecimentos atuais terá uma vantagem enorme. Por exemplo, a relação dos atentados na cidade de Nice na França com a data que estava sendo comemorada no dia da tragédia, dia 14 de julho, queda da Bastilha, início da Revolução Francesa. Ler revistas, jornais e procurar notícias na internet é um ótimo exercício, pois além de aprimorar sua leitura, o que também é de extrema importância para o exame, você estará se atualizando e compreendendo melhor o mundo ao seu redor.

O quarto passo, consiste justamente em “interdisciplinarizar” o seu estudo. Fazer a análise de imagens, tanto de época quanto atuais. Tentar compreender a fonte histórica dessas imagens e escrever uma reflexão sobre. Esse exercício pode ser feito também quando você for assistir a filmes ou documentários que auxiliarão nos estudos e na compreensão do tema de uma forma dinâmica e divertida.

Por fim, principalmente para a prova do Enem, o quinto passo é focar em História do Brasil. Não é nem um pouco surpreendente que assuntos do nosso país sejam mais frequentes no Exame Nacional. Então uma atenção melhor para esses pontos. Além disso, a atual conjuntura política na qual nos encontramos, exige uma atualização constante em sites confiáveis de noticias, isso também lhe auxiliará no estudo para a prova de redação, que exige ponto de vista, opinião e soluções problemas e intervenção.

Por Jean Carlos Weber Andrades



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *