Melhores Universidades Brasileiras vistas no Exterior

Melhores Universidades Brasileiras vistas no Exterior



  

Confira aqui uma lista com as universidades brasileiras mais elogiadas internacionalmente.

Esse ano a Time Higher Education (THE), mais importante revista semanal com informações relativas ao ensino superior, sediada em Londres, divulgou uma lista com as melhores universidades da América latina.

Ao mesmo tempo, a plataforma Ranking Web of Universities também realizou uma pesquisa para saber quais as melhores universidades brasileiras analisando a sua inserção social, reconhecimento entre a população, engajamento ambiental e retorno científico, cultural, econômico e tecnológico para a sociedade.

Eis o resultado do cruzamento dessas avaliações:

USP

Fundada em 25 de janeiro de 1934, a Universidade de São Paulo é a líder há vários anos entre as instituições de ensino superior do Brasil. ”O lugar onde a cultura e a ciência se cruzam”, possui 35 unidades de pesquisa e extensão, um dos maiores espaços para práticas esportivas do mundo, além de 86.187 alunos inscritos.

UFRJ

Reconhecida como centro cultural, artístico e científico, a Universidade Federal do Rio de Janeiro já foi eleita em 2015 a melhor universidade do Brasil pelo World University Ranking. Esse ano completa 96 anos de fundação, com cerca de 156 cursos de graduação, 182 cursos stricto sensu e 326 lato sensu.

UNICAMP

Com 22 centros de pesquisa espalhados por 24 unidades, em outubro de 2016 a Universidade de Campinas completará 50 anos. Fundada em 5 de outubro de 1966, tem como uma da suas principais características ser uma instituição de ensino bastante jovem e que produz cerca de 15% de toda a pesquisa brasileira.

UFMG

A universidade brasileira que mais fez pedidos de patentes em 2010, foi fundada em 1927, não demorando a alcançar o status de uma das melhores universidades do Brasil.

A Universidade Federal de Minas Gerais possui 20 unidades que abrigam 50.000 alunos, além de vários museus e bibliotecas.

UNESP

A Universidade Estadual Paulista foi criada a partir da união de diversas universidades espalhadas pelo estado de São Paulo, caracterizando-se pelo incentivo à pesquisa ligada aos anseios da comunidade. Foi fundada em 1976 e hoje é uma das melhores instituições de ensino da América Latina, com 33 unidades, 1900 laboratórios e cerca de 3.500 professores.

PUC-RIO





Uma das melhores universidades do Brasil, possui o lema “ a ciência e a técnica a serviço da humanidade”. Fundada em 1941, com base nos ensinamentos cristãos, é considerada uma das primeiras instituições voltadas para o empreendedorismo no Brasil.

UERJ

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fundada em 1950, foi a primeira a utilizar a política de cotas.

Possui 292 salas, 110 laboratórios, 12 bibliotecas, além do segundo maior teatro do Rio de Janeiro, o Teatro Odylo Costa Filho.

UFSC

Com 12 unidades, 80 cursos de graduação, além de mestrado e doutorado, a Universidade Federal de Santa Catarina já foi considerada uma das 5 melhores universidades da América Latina pelo Webometric Ranking World of Universities. Com ênfase em pesquisa, ensino e extensão, tem como destaque uma biblioteca com mais de 600. 000 títulos.

UFPE

Melhor instituição de ensino superior do norte-nordeste do Brasil, de acordo com o MEC, a Universidade Federal de Pernambuco destaca-se pela sua equipe de pesquisadores, que gira em torno de 4.000.

Além disso, possui 90 cursos de graduação, 198 de pós-graduação, 3.600 professores e um contingente de 2.200 alunos.

UNB

Uma das melhores universidades do Brasil, a Universidade de Brasília foi fundada em 21 de abril de 1962 e é bastante conhecida por ter um dos vestibulares mais disputados do país. Uma instituição de ensino com mais de 100 cursos focados em pesquisa, cultura e apoio à comunidade, além de 76 cursos de mestrado e 63 de doutorado.

UFG

Criada sob a filosofia de romper com os pressupostos tradicionais do ensino superior e aproximar-se de tudo o que estava acontecendo no mundo, a Universidade de Goiás, fundada em dezembro de 1960, também é considerada uma das melhores universidades do Brasil, com uma estrutura composta por 2038 professores que ministram 29 cursos de graduação e 33 de pós-graduação.

Vivaldo Pereira da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *