Carreira – A importância do vestibular e do ensino superior



  

O nível superior busca o fortalecimento do futuro profissional em sua determinada área em termos de desenvolvimento científico e criação cultural.

Vestibular é um exame, um processo de seletivo usado pelas universidades para a seleção de novos estudantes. Esse exame tem a intenção de analisar o aprendizado do candidato referente ao ensino fundamental e médio. É utilizado tanto pelas instituições publicas quanto as privadas em todo o Brasil. As provas variam de instituição para instituição. E são aplicados por comissões criadas para esse fim. A correção da prova é impessoal, e garante o anonimato do candidato.

O exame vestibular favorece a meritocracia, proporciona acesso igualitário às universidades, principalmente as publicas, e ás particulares através de bolsas e projetos governamentais. Todas as pessoas do país, de qualquer lugar e origem, têm direito de prestar o vestibular, uma vez que é proibido todo e qualquer tipo de discriminação.

A educação é de suma importância na vida do individuo, ela favorece a socialização, atrai fonte de enriquecimento espiritual e material. Muda o intelecto enriquecido pelo convício humano, e pelos valores que ele passa adquirir. A formação é primordial para o aproveitamento das possibilidades no campo profissional.

Os principais objetivos do ensino superior no Brasil, direcionado à formação profissional é fortalecer a criação cultural e o desenvolvimento científico, tecnológico e reflexivo, além de formar conhecimento, e ainda, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, com intenção de desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. Ou seja, pessoas com ensino superior compreendem melhor os fenômenos que cercam o mundo.·.





Hoje o mundo vem se transformando cada vez mais, e a necessidade de um curso superior é cada vez mais exigida. As empresas apreciam cada vez mais os profissionais com diploma. Há uma relação direta entre colocação no mercado de trabalho e aprimoramento acadêmico. Quanto maior for à dedicação do individuo, mais oportunidades profissionais ele terá. E acredita-se que as pessoas qualificadas produzem mais e melhor.

A formação continuada do individuo é importantíssima para que sejam aproveitadas as oportunidades profissionais que surgirão. Mesmo já estando no mercado de trabalho, não se deve parar de buscar novos conhecimentos, pois é isso que vai proporcionar o alcance de novos cargos e promoções. Aliando conhecimento, competência e dedicação é a receita certa pra gerar uma carreira solida.

O ensino superior, e a continuidade na especialização vão garantir: Atualização profissional; Aumento da empregabilidade; Aumento salarial; Ampliação dos contatos profissionais. O investimento na formação superior é muito importante. As possibilidades profissionais serão melhores para quem estiver preparado por uma boa formação educacional.

Texto de Dany Bueno



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *