Informações sobre o ENEM



  

O ENEM é uma avaliação do desempenho educacional do estudante do ensino médio, visando fazer com que o estudante desenvolva um senso prático, para facilitar a soluções dos problemas do dia a dia.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do desempenho educacional do estudante do ensino médio de escolas públicas e particulares, realizado pelo governo nacional desde 1998. Exame esse que visa melhorar a educação e ainda serve para uma avaliação pessoal do desempenho individual de cada um.

Em 2009 o Enem foi reformulado, a ideia do MEC é fazer com que o estudante desenvolva um senso prático, para facilitar a soluções dos problemas do dia a dia. Podendo assim reformular todo o método de ensino aplicado no Ensino Médio.  O novo formato do Enem é composto por 180 questões objetivas e de múltipla escolha. Divido igualmente em: Área: Ciências da Natureza e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Ciências Humanas e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Matemática e suas tecnologias, com 45 itens; e Redação, que deve ser escrita em texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Com a nota do Enem o candidato concorre a vagas em várias instituições públicas e particulares de todo o país. Universidades Federais, bolsas parciais ou integrais em universidade particulares. E ainda estudar no exterior. Um exemplo é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que usa a nota do Enem como única forma de seleção. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) permite que seus candidatos usem a nota do Enem para fazer parte de 10% da pontuação final no vestibular. O resultado do exame pode ser usado ainda para adquirir bolsas estudantis em instituições particulares como o PROUNI (Programa Universidade Para Todos).  Inclusive o FIES (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) passou a exigir o Enem a partir de 2010 para solicitar o financiamento.

Os maiores de 18 anos que não terminaram o ensino básico, podem fazer o Enem e obter a certificação do ensino médio de acordo com a nota do exame, nas instituições que adotam o processo e estão nos editais. A pontuação mínima exigida para o certificado é de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Isso podendo mudar a cada edição.





Existem ainda algumas empresas que contratam estagiários e usam o desempenho do Enem como critério de seleção dos funcionários.

Qualquer pessoa pode participar do Enem, as inscrições são feitas pelo site do exame. Nesse ano de 2016 começaram no dia 09 de maio e encerraram no dia 20 de maio. O exame permite também que pessoas que estejam em reclusão realizem as provas dentro das unidades prisionais em data diferente. A aplicação da prova este ano será nos dias 05 e 06 de novembro. Os portões serão fechados às 13h, horário de Brasília, em toda a federação. O início da aplicação da prova será às 13h30.

Além de avaliar o nível de aprendizado do aluno, e da politica educacional nas instituições públicas e particulares, o Enem assume uma papel importantíssimo em relação ao currículo escolar, pois ele mostra no final do ensino médio, se o aluno está preparado para participar da sociedade, sendo crítico e ativo, e pronto para ser inserido no mercado de trabalho.

Por Dany Bueno



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *