Dicas de Como Estudar para o Vestibular

Dicas de Como Estudar para o Vestibular



  

Confira aqui algumas dicas do que fazer para se dar bem no Vestibular.

As provas de vestibular e ENEM se tratam de provas extensas, de longa duração e que testam o conhecimento do vestibulando nas mais diversas áreas do conhecimento, passando pelas exatas, humanas, biológicas, linguagens e conhecimentos gerais.

Para um teste tão extenso como esse, é necessária uma preparação a longo prazo, que costuma acontecer durante todo o ano no qual o estudante pretende prestar a prova. No entanto, pelos mais diversos motivos, essa preparação costuma falhar ou acontecer de forma desorganizada. É importante ter em mente como estudar para ter êxito no dia do vestibular.

Uma das práticas mais comuns é estudar por várias horas uma mesma matéria. O resultado disso é que o vestibulando acaba aprendendo uma boa parte de algumas matérias, enquanto fica sem aprender outras matérias importantes. Por esse motivo, o recomendado é estudar a matéria no mesmo dia que teve a aula dela. Se a aula durou cerca de 50 minutos, deve-se estudar os 50 minutos daquela mesma matéria no mesmo dia. Após esse tempo, mude de matéria e estude 50 minutos de outra. É melhor possuir um conhecimento razoável das matérias que serão exigidas do que saber muito sobre poucas e nada sobre outras.

Crie um sistema que permita o estudo das matérias. Pode-se utilizar o despertador do celular para saber a hora de começar o estudo de outra disciplina. Mesmo que não consiga concluir todos os exercícios no tempo estabelecido, guarde-os para o fim de semana. Os fins de semana devem ser utilizados principalmente para resolver exercícios das matérias em que se tem maior dificuldade, treinar redação e ler revistas e jornais.

Evite qualquer tipo de tecnologia enquanto estiver estudando. O computador, o celular e até mesmo a música irão tirar sua atenção do objetivo principal, pois seu subconsciente estará prestando atenção em todo o ambiente à sua volta. Além do mais, se permanecer em redes sociais são grandes as chances de que o estudante irá pausar o estudo a todo momento para checá-las. O ideal é um local silencioso e um bom material didático.





No entanto, lembre-se que não se deve estudar 24 horas por dia. É ideal estabelecer horários e prazos, pois os momentos de descanso são ideais para a mente funcionar adequadamente. Algumas horas de distração são essenciais e não devem ser dispensadas.

Também é de grande importância manter um sono regulado. Estudar a madrugada inteira só fará com que o vestibulando esteja extremamente cansado no dia seguinte e não consiga manter atenção na sala de aula e, até mesmo, nos estudos no período da tarde.

Portanto, procure fazer um sistema de estudos regrado e com horários estabelecidos, separando muito bem a hora de estudar da hora de se distrair. Seguindo essas dicas, são grandes as chances de passar no vestibular.

Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *