Como se Preparar e Estudar para o Enem 2016



  

Confira aqui algumas dicas de planejamento de estudos para o Enem 2016.

As inscrições para o ENEM 2016 já terminaram, mas a maratona de estudos para o exame que será feito por mais de 9,2 milhões de estudantes em todo Brasil só está começando. Uma forma simples de garantir sucesso na hora do vestibular é a organização no processo de estudos, dessa forma você otimizará seu tempo e terá uma bagagem de conhecimento bem cheia até os dias 5 e 6 de novembro. Agora vamos deixar de procrastinar e fazer nosso planejamento de estudos.

Por onde começar?

A quantidade de conteúdo a ser estudado para um vestibular como o ENEM é grande e para que nada fique de lado é interessante fazer um planejamento semanal de estudos com horários, matérias e quantidade de exercícios a serem feitos por dia. Estudar conteúdos aleatoriamente pode deixar você muito mais confuso, é importante lembrar que cada disciplina tem seu tópicos divididos em ordens cronológicas e estudá-los fora dessa ordem pode prejudicar seu tempo.

Faça um cronograma levando em consideração as matérias de cada competência que será cobrada no exame. Na segunda-feira, você pode estudar uma matéria de cada competência como História (Ciências Humanas), Física (Ciências da Natureza) e Literatura (Linguagens e Códigos) e usar esta lógica cíclica para os outros dias da semana. O final de semana pode ser para revisão de conteúdo, redação, leitura global e descanso.

Não tenha medo de fazer pausas durante os estudos.

É muito importante entender que nosso cérebro é como um músculo que cansa quando é sobrecarregado de atividades. Por isso é interessante fazer pausas entre os estudos para que sua habilidade de concentração e foco não vá se perdendo e, principalmente, revezar as disciplinas estudadas, já que o ENEM se divide em 5 grandes blocos ou competências que são: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e por fim a Redação.

Crie uma rotina, estipule um tempo de estudo para cada competência (entre 1 hora e 1 hora e meia), faça pausas (não tão longas) entre elas para não sobrecarregar seu cérebro e faça exercícios de fixação. Personalize seu planejamento de estudos, o MEC tem uma plataforma com simulados para testar os seus conhecimentos e o INEP também disponibiliza as provas dos anos anteriores com os gabaritos para você conferir as respostas no final.





Faça uma redação por semana.

Redação também é matéria para ser estudada, afinal, é preciso saber sobre o que se está escrevendo.

Aproveite a leitura do final de semana e pesquise sobre o que está acontecendo no mundo, aumente seu acervo de palavras, aprenda a formar e embasar suas opiniões e coloque tudo em prática, sempre estruturando seu texto de acordo com o gênero. O ENEM costuma propor a redação de um texto dissertativo-argumentativo.

Lembre-se também que a interpretação de textos serve para todas as competências. As provas do ENEM estão cheias de textos e damandam bastante leitura.

Agora você está pronto para a maratona de estudos.

Boa prova!

Ana Luiza Suficiel



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *