Como Fazer uma Boa Redação

Como Fazer uma Boa Redação



  

Confira aqui algumas dicas de como fazer uma boa redação.

Quase todos os vestibulares brasileiros e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) exigem do candidato na hora da prova a elaboração de uma redação, quase sempre no estilo dissertativo-argumentativo e muitas vezes é preciso escrever um bom texto para ter a chance de ser aprovado naquela universidade dos sonhos. Mas afinal, escrever uma redação é mesmo um bicho de sete cabeças?

Não. Muitas pessoas alegam extrema dificuldade na hora de dissertar, outras acham super fácil, mas a verdade é que a habilidade escrita é desenvolvida com muita prática e leitura, sendo que algumas dicas também podem dar aquela forcinha.

Primeiro, entenda a estrura de um texto, entenda cada uma das partes que o formam. A intrudução é formada quase sempre por um único parágrafo, nada muito longo, nele deve-se apresentar o assunto que será tratado ao longo do texto. No desenvolvimento é onde se organiza todo o pensamento do texto e apresenta-se os argumentos, algo em torno de 2 ou 3 parágrafos, ou 14 a 18 linhas. A conclusão é o fechamento da redação, é apresentada uma solução, a conclusão propriamente dita, não muito extenso, um parágrafo é suficiente.

É importante que você seja claro e objetivo, não repita palavras, use sinônimos se necessário, não utilize gírias e evite palavras no gerúndio.

Após estudar toda essa estruturação é importante praticar bastante, na rotina de estudos para o vestibular escreva uma redação semanalmente, procure também os temas das redações passadas de algumas universidades. Algo muito importante é manter-se atento ao tema e não sair dele. Muitos candidatos chegam a zerar por fugirem demais do assunto proposto.





Esteja informado, muitos temas cobrados nos vestibulares exigem seu conhecimento sobre assuntos atuais, então leia bastante jornais, revistas, sites e acompanhe os noticiários.

Na hora da prova mantenha a calma e leia a proposta com atenção, no rascunho estabeleça os pontos que irá abordar e comece a dissertar a partir deles. Sempre leia o último parágrafo escrito para não perder o foco. Leia e releia seu rascunho antes de passar a limpo. E claro, não se esqueça do título, de preferência deixe-o por último.

Entenda que não é preciso ser um escritor para apresentar uma boa redação, é necessário atenção e prática, é avaliado a sua capacidade de organização do texto e seu raciocínio sobre o assunto e não a sua opinião de fato.

Por Tom Vitor de Freitas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *