Dicas de Como se Preparar para o Vestibular

Dicas de Como se Preparar para o Vestibular



  

Confira aqui algumas dicas de como estudar e se prepara melhor para os vestibulares.

Muitas faculdades no Brasil inteiro estão com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano, outras já começaram a disponibilizar o calendário para o processo seletivo do ano que vem, como a Fuvest. Mas afinal, como se preparar para todas essas provas?

Algumas dicas são fundamentais, mas é essencial se preparar com antecedência.

Estabeleça uma rotina. Tenha em mente que não é saudável estudar o dia inteiro de segunda a segunda. Separe um tempo para os estudos, mas não deixe de lado algumas horinhas para o lazer. É importante manter um hábito diário, então tenha um horário fixo, quatro horas diárias já é suficiente.

Quais matérias estudar? Faça um cronograma, defina os dias e horários para o estudo de cada disciplina, dê prioridade para as que tem mais dificuldade.

Procure um lugar tranquilo, bem iluminado. Pode ser seu quarto, bibliotecas, cafés ou centros culturais espalhados pela sua cidade. Evite estar em contato com as redes sociais. Concentre-se.

Reserve um tempo para ler jornais e revistas, além de assistir a noticiários. Esteja bem informado sobre o Brasil e o mundo, isso pode ajudar nas questões de atualidades e no desenvolvimento de uma Redação.





Crie o hábito de resolver exercícios e refazer provas e simulados de vestibulares passados, assim é possível ir se familiarizando com o estilo das provas. Escreva redações. Há diversos sites de estudos que determinam temas e corrigem redações online. Pratique sempre e não acumule dúvidas. Aliás, não deixe para ler as obras obrigatórias na última hora. Leia-os com calma, faça resumos.

É importante também se alimentar bem, evitar comidas pesadas antes de estudar para não se sentir exausto.

Nos finais de semana relaxe, saia com a família, amigos, divirta-se. Pratique esportes e esqueça dos estudos por um tempo, tudo isso também faz parte da rotina e contribui para que não haja esgotamento físico e mental.

E o mais importante: DURMA! Não deixe o descanso para depois, o ideal é que se tenha de 7 a 9 horas de sono por dia. Não estude mais do que o necessário, isso pode causar muito estresse e desânimo.

Cada pessoa possui um ritmo de aprendizado, uma capacidade de concentração diferente, então não cobre-se demais, não compare sua rotina com a de outros estudantes. Entenda seu corpo e seu ritmo, assim é possível aproveitar o melhor de si, sem se desgastar demais.

Por Tom Vitor de Freitas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *