INEP deve divulgar Conceito de Direitos Humanos para ENEM 2016

INEP deve divulgar Conceito de Direitos Humanos para ENEM 2016



  

Assunto é um dos quesitos utilizados para a correção das Redações do ENEM.

O INEP, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, recebeu uma solicitação do MPF de Goiás para que disponibilizasse em seu site oficial material com diretrizes unificadas sobre noções em direitos humanos. É importante lembrar que este assunto é um dos quesitos utilizados na correção do Enem.  

De acordo com o INEP, os conceitos relacionados ao tema e que são usados como referência para as correções das redações do ENEM serão divulgados neste ano. Segundo as informações, o conteúdo será publicado até a segunda semana do mês de março em conjunto com os espelhos (íntegra) das redações do último exame.

De acordo com Ailton Benedito, Procurador da República, a falta de informações representava uma violação aos princípios constitucionais da publicidade. Ele acredita também que a atitude constituía desrespeito ao dever legal tendo em vista que os informes pertencem ao interesse coletivo.

Em defesa, o Instituto afirma que o material que disponibiliza informações a respeito das noções de direitos humanos já é divulgado para o público, contudo, reconheceu que a falta de unificação deste pode acarretar interpretações diferentes e dúvidas tanto para os alunos como para quem corrige as redações.

O Ministério Público Federal em Goiás realizou um pedido ao INEP para que as diretrizes fossem reunidas e disponibilizadas ao público em um único material no site da Instituição. Agora, após acatar a decisão, o INEP pretende evitar confusões sobre os critérios adotados na análise dos textos. A medida estabelecida visa beneficiar aqueles que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio. 





No último ENEM, o INEP utilizou como tema a violência contra a mulher dentro da sociedade brasileira. As instruções determinavam que o candidato que desrespeitasse os conceitos estabelecidos pelos direitos humanos receberia nota zero no exame.

O MPF e o INEP já possuem um acordo firmado, este estabelece que as correções das redações (espelhos) devem ser divulgadas no prazo máximo de 60 dias após a publicação das notas. Neste ano, os resultados das provas foram divulgados no dia 08 de Janeiro.

O Enem 2015 contou com 7,7 milhões de inscritos, o exame é considerado uma das principais portas de ingresso para o Ensino Superior em nosso país, outro ponto relevante é que ele é utilizado também por aqueles que pretendem realizar intercâmbios internacionais.

Por Beatriz



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *