Temas de Geografia mais cobrados em Vestibulares



  

A Geografia aparece em provas de vestibulares das mais variadas formas. É preciso ficar atento aos principais temas que podem aparecer nas provas.

A Geografia aparecerá no vestibular de diversas formas, a física e a política, cobrando até conceitos relacionados com a atualidade do país. Confira aqui os temas mais cobrados de geografia nos vestibulares:

Globalização: a globalização, relacionada com a internacionalização das relações econômicas, sociais, culturais, etc, entre os países poderá aparecer relacionada com temas atuais. Tratando-se da economia, poderão vir questões sobre movimentos migratórios, crises nacionais e internacionais.

Terceira Revolução Industrial: além de ter conhecimento sobre a primeira e segunda Revolução Industrial, o estudante deve saber sobre a Terceira Revolução Industrial, ou como também pode ser chamada, Revolução Científica, que o mundo passa no momento.

BRICS: os países em desenvolvimento devem ser estudados, principalmente no que diz respeito ao setor industrial e tecnológico desse país. A exportação dos países também deve ser estudada, sendo que os que mais exportam do grupo são o Brasil e a África do Sul.

Climas: as mudanças de climas e as consequências das mesmas devem ser estudadas. Também é importante entender as dinâmicas climáticas e como é o clima em cada região do país.





Teorias demográficas: as teorias demográficas devem ser estudadas com atenção. O estudante deve entender as teorias Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista, conhecendo os equívocos de cada uma e sua relação com a atual situação do mundo.

Fontes de energia: as fontes de energia sempre irão aparecer nos vestibulares. O estudante deve saber quais as fontes renováveis e seus benefícios, assim como a forma que elas funcionam. As outras fontes de energia que não são renováveis merecem atenção, especialmente por ainda serem as mais utilizadas. Aparecerão questões que tem relação com a queima dos combustíveis fósseis, e até mesmo com o aquecimento global.

Migrações: a migração de estrangeiros no país é um tema recente. Podem ser analisadas as migrações de haitianos, a crise migratória com a Guerra Civil na Síria e a xenofobia. São temas que já foram e podem vir a ser abordados em uma redação.

Relevo e solo: as diferentes formas de relevo e solo encontradas principalmente no Brasil poderão aparecer nas provas. Deve ser de conhecimento do vestibulando os agentes internos e externos que formam os relevos, assim como a composição de rochas.

Recursos Hídricos: o estudante deve saber ao menos as maiores bacias hidrográficas do país e fazer relações com o consumo e desperdício de água. Deve dar atenção para o rompimento das barragens da Samarco como parte das atualidades.  

Por Isabela Palazzo



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *