Português – Principais assuntos cobrados nos Vestibulares



  

A prova de Português é uma das principais partes de uma prova de vestibular. É preciso se atentar aos temas mais cobrados para se preparar melhor para as provas.

O português é uma das partes mais essenciais de uma prova, não servindo apenas para as questões propriamente de língua portuguesa, mas também para todas as outras questões que necessitam de interpretação de texto. Confira aqui os temas de língua portuguesa que são mais cobrados no vestibular:

Semântica: as questões mais comuns de semântica são as que têm relação com o significado das palavras. A Fuvest é um dos vestibulares que mais cobra questões desse tipo. Também é importante para a compreensão do texto e do significado que as palavras tomam no contexto em que estão inseridas.

Pronomes e conjunções: responsáveis pela construção dos textos, também aparecem muito nas provas. O pronome relativo está presente todos os anos nos vestibulares.

Figuras de linguagem: as figuras de linguagem também aparecerão com frequência, principalmente para a compreensão dos textos e análise de épocas literárias. Dependendo da forma que é utilizada, o aluno poderá identificar a obra, o autor ou a época em que foi escrita. O ENEM costuma perguntar qual a figura de linguagem que está sendo utilizada, enquanto os vestibulares questionam a função delas.





Textos: as provas serão repletas de textos, pequenos ou grandes. É comum que sejam postos mais de um texto, às vezes de diferentes gêneros, para que o estudante faça uma relação entre eles. O interessante é ter o domínio de cada gênero textual, entender como é sua estrutura e objetivos, para que a análise seja feita de forma mais fácil.

Conjugação de verbos: muito importante para a redação. O vestibulando deve entender como utilizar cada tempo verbal e como conjugar os verbos.

Paráfrase: esse recurso deve ser bem compreendido, principalmente para utilizá-lo na interpretação de textos e na hora de analisar as alternativas de uma questão. Em uma alternativa podem ter coisas que possuem o mesmo significado, mas estão escritas de formas diferentes. Quando atento, o estudante perceberá as alternativas erradas.

Literatura: as questões de literatura aparecem em todos os vestibulares e do ENEM. O vestibulando deve ler os livros que são cobrados nos vestibulares que pretende prestar (cada um tem uma lista de livros). Se possível, deve conhecer outras obras dos autores que mais aparecem nas provas. Também é necessário ter conhecimento sobre os períodos literários, suas características e principais obras.  

Por Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *