Temas de Biologia que mais aparecem no Vestibular e no Enem



  

Alguns assuntos da disciplina de Biologia são mais frequentes nas provas de vestibulares e no Enem.

Muitos estudantes pretendem prestar o vestibular 2016. Todas as matérias são importantes e merecem atenção, no entanto, é interessante que o desempenho do candidato seja melhor nas matérias que têm mais peso para o curso desejado. Um dos cursos mais concorridos é Medicina e uma das matérias que tem mais peso para esse curso é Biologia, pois faz parte das ciências da natureza.

Confira aqui os temas de Biologia que mais aparecem no vestibular e no ENEM:

– Evolução: Em todos os grandes vestibulares, o tema evolução irá aparecer. As perguntas podem focar nas diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, assim como o fundamento de cada uma delas e os mecanismos que formaram as espécies.

– Citologia: Na parte de citologia é comum ver questões sobre ácidos nucléicos, síntese de proteínas, e controle do metabolismo celular. Os mecanismos do DNA também devem ser compreendidos. Um lado da citologia que pode vir a ser explorado é o lado ético, que diz respeito ao uso das novas tecnologias, como acontece nas plantas e animais transgênicos.

– Célula: O estudante deve ter conhecimento da estrutura da célula e as funções de cada parte que a compõe. Também é de extrema importância conhecer os tipos de transportes de substâncias que ocorrem através da membrana como, por exemplo, a osmose.





– Divisão celular: Esse assunto é muito comum nos grandes vestibulares, mas não no ENEM. Os processos que devem ser conhecidos detalhadamente são a mitose e a meiose e o que acontece em cada uma de suas etapas.

– Genética: Em genética, questões sobre hereditariedade e os mais diversos tipos de herança serão muito comuns. A atenção deve ser redobrada na hora de estudar a primeira e a segunda Lei de Mendel. Para interpretar os heredogramas, as noções de fenótipos e genótipos devem ser dominadas.   

– Fisiologia: A fisiologia, tanto animal quanto vegetal, irá aparecer na prova com frequência. O vestibulando deve ter noção da fisiologia humana e de todo o funcionamento dos órgãos. No que diz respeito à fisiologia vegetal, a atenção deve ser dada aos hormônios e órgãos vegetais.

– Parasitoses: As doenças provocadas por vírus, bactérias e protozoários também aparecem com frequência nos grandes vestibulares e ENEM. O estudante deve ter noção do cenário de saúde brasileiro, relacionando o agente causador da doença com sua transmissão e também com o seu tratamento. 

Por Isabela Palazzo



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *