Dicas para organizar a rotina de estudos



  

Quem pretende começar a estudar este ano para vestibulares ou o Enem deve organizar a rotina de estudos para dar conta de todo o conteúdo e estudar com qualidade.

É muito importante que um vestibulando saiba organizar seu tempo e seus estudos, para que assim possa aproveitar ao máximo e absorver todo o conteúdo que conseguir aprender.

Se você pretende prestar vestibular ou ENEM em 2016, confira algumas dicas para organizar sua rotina de estudos neste ano.

– A primeira coisa que deve ser feita é montar um cronograma com todos os horários e afazeres. É recomendado que um vestibulando estude cerca de 3 a 5 horas, fora da sala de aula, para conseguir agregar conteúdo e conhecimento. O cronograma deve organizar os horários para estudo, descanso, revisões e trabalho.

– Se o estudante faz um cursinho, deve estudar a matéria da aula no mesmo dia que aprendeu ela. Não é aconselhável deixar para depois, pois o conteúdo irá acumular e logo será esquecido.

– É importante reservar um tempo para ler jornais e revistas ou sites de notícias. Isso auxilia na compreensão de atualidades e conhecimento do que acontece no país. Um bom exercício é ler artigos de diferentes opiniões sobre um mesmo assunto, dessa forma o senso crítico e a argumentação são trabalhados.





– Procure provas antigas do vestibular que pretende prestar e resolva elas. Assim o vestibulando irá se acostumar com o formato de prova e também com o tempo da prova. O tempo é muito importante em uma prova longa, tanto para resolver as questões adequadamente quanto para treinar a mente a ficar horas em uma mesma coisa.

– O estudo deve acontecer de segunda a sábado. Um dia de descanso é essencial para que o desempenho da pessoa na prova seja bom.

– Deve-se revisar o conteúdo do vestibular cerca de 4 a 3 semanas antes da prova. Se o vestibular tiver uma 2ª fase, a revisão para essa fase deverá ser feita assim que o candidato souber que foi aprovado para ela.

– Algumas escolas disponibilizam simulados de vestibular, da mesma forma como acontece de verdade. Faça pelo menos um por mês. Se não for possível ir até a instituição para realizar o simulado, baixe as provas em casa e simule com o tempo exato da prova que pretende prestar. 

Desta forma você poderá se preparar adequadamente para realizar o vestibular ou até mesmo o ENEM no fim deste ano.

Por Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *