Dicas de História para Vestibulandos



  

Quem irá prestar vestibular ou Enem em 2016 deve ficar atento aos temas mais relevantes que podem aparecer nas provas.

Se você pretende prestar vestibular ou ENEM em 2016 deve ficar atento aos temas que têm mais tendência de aparecer nessas provas. É muito importante ter um bom conhecimento em história, desde a antiguidade até a atualidade.

Veja aqui alguns dos temas de história que são mais cobrados nos vestibulares:

– Antiguidade Clássica:

Um dos conteúdos que com certeza aparece nas provas de vestibular e também no ENEM é a antiguidade clássica de Grécia e Roma. Uma das partes mais importantes relacionada a esse tema é a democracia ateniense. O vestibulando deve ter a capacidade de fazer associações com a democracia de Atenas e a democracia atual.

No que diz respeito a Roma, as noções sobre os triunviratos, leis, religião, conquistas sociais e plebeias é de grande importância.

– Feudalismo:

Sobre o feudalismo, é importante entender as relações sociais e econômicas e como a sociedade feudal se organizava com a Igreja Católica. O estudante deve ter em mente que esse período direciona a transição para o atual sistema econômico vigente, sendo capaz de fazer associações sobre as diferenças sócio-econômicas dos dois sistemas.

– Absolutismo:

 Também chamado de “Antigo Regime”, esse é o período em que o poder era todo concentrado nas mãos de um rei. O vestibulando deve conhecer os teóricos absolutistas mais famosos, como: Thomas Hobbes, Maquiavel e Jacques Bossuet.

– Revolução Francesa:

Resultado do descontentamento de uma grande parcela da população que não possuía participação no sistema econômico absolutista, a Revolução Francesa pode ser considerada como uma das mais importantes revoluções burguesas que já aconteceram. Na prova, podem aparecer questões que pedem para o estudante analisar o cenário de revolução antes e depois da propagação dos ideários iluministas.





– Colonização (Mercantilismo):

Para ter uma melhor compreensão do Brasil colônia, é importante entender o mercantilismo, sendo a prática econômica ocorrida no Absolutismo, que fazia com que nações europeias buscassem metais preciosos em outros locais, principalmente o ouro. A escravidão da população negra foi ocasionada principalmente por esse processo econômico.

– Independência do Brasil:

O estudante deve ter conhecimento do fracasso da economia mercantilista em solo brasileiro, assim como deve saber sobre a abertura dos portos em 1808.

– Dom Pedro II:

No período de D. Pedro II o estudante deve ter noções sobre o ciclo do café, a Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura, assim como senso crítico sobre o último tema que pode vir a ser tema de redação.

– Era Vargas:

Sobre Vargas, os pontos mais importantes é sua ascensão ao poder por meio de um golpe de Estado, a criação do Estado Novo e as táticas para aceitação popular com o populismo.

– Ditadura Militar:

Os pontos mais importantes da Ditadura Militar são: a criação do AI-5, a cultura como forma de protesto (músicas, filmes, teatro, etc), o movimento Diretas Já e o Milagre Econômico no governo de Médici.  

Por Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *