ENEM 2016 – Expectativas para o Exame deste Ano

ENEM 2016 – Expectativas para o Exame deste Ano



  

Exame deverá contar com mais inscritos e tema de redação pode ser mais difícil que em 2015.

A expectativa para o ENEM sempre é muito alta, o exame é o único que permite a entrada nas universidades públicas de todo o país, se tornando cada vez mais concorrido ao longo dos anos. Foram aproximadamente 8,4 milhões de inscrições no ano de 2015 e a previsão para este ano é ainda maior.

As maiores especulações sobre o exame sempre são com relação aos possíveis temas da redação, que todo ano surpreende e muitas vezes desagrada os candidatos. A didática da escolha de temas é geralmente intercalar os assuntos por ano, em mais fáceis e comuns, com mais complicados e inesperados. O tema do ano passado foi a Violência contra a Mulher, um assunto extremamente comentado na atualidade. Isso indica que o tema deste ano será provavelmente mais incomum. As possíveis opções vão desde a Revogação do Estatuto do Desarmamento Aeroespacial Brasileiro, até o Aborto, Intolerância Religiosa e Maioridade Penal, temas esperados em todos os anos do teste.

Programas como o SISU, Prouni e Fies também aumentam consideravelmente a procura do teste, pois são métodos de democratizar a entrada nas universidades, além de ser possível também se adquirir o certificado de conclusão do ensino médio, para candidatos maiores de 18 anos na época da prova, que tenham atingido a pontuação necessária cobrada pelo MEC (Ministério da Educação).

No ano de 2016, é previsto um investimento de até R$ 18,7 bilhões em contratos do Fies, pelo MEC. O Prouni 2016 também já ocorreu, tendo suas inscrições do dia 19 de janeiro ao dia 22 de janeiro deste ano, possibilitando bolsas de até 100% para faculdades particulares, aos estudantes que se adequarem aos requisitos necessários.





Os inscritos no Enem 2016 devem sempre se lembrar das informações necessárias, como: saber o local da prova com antecedência, chegar cedo ao local de realização do teste, para evitar os recorrentes problemas de atraso e fechamento dos portões, que ocorrem todos os anos e podem destruir a chance de entrada na universidade.

Preparação, estudo e pesquisa são essenciais para uma boa pontuação no teste, sendo muito comuns questões que envolvem atualidades e conhecimentos gerais. Por isso, quem quer realizar uma boa prova, além das matérias comuns, tem que estar atento aos diversos temas e notícias atuais.

Letícia Mendes Crisóstomo



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *