Dicas para Fazer uma Boa Redação no Vestibular

Dicas para Fazer uma Boa Redação no Vestibular



  

Confira aqui algumas dicas para realizar uma boa redação durante as provas do Vestibular.

A redação costuma deixar os estudantes ansiosos e inseguros, uma vez que não é possível saber exatamente o tema dela. Sendo muitas vezes o maior critério em vestibulares para entrar na faculdade desejada, é muito importante fazer uma boa redação. Mas como fazê-la?

O primeiro passo para escrever uma boa redação é saber escrever. Para isso é de extrema importância que o vestibulando leia bastante. Leia livros, jornais, revistas e artigos. A leitura deve se tornar um hábito diário, logo uma pessoa que lê bastante consequentemente irá escrever melhor.

A folha de redação nos vestibulares tem um limite de linhas. Treine para respeitá-las e escrever textos que caibam na folha. Textos muito pequenos irão perder pontuação, assim como textos que não cabem na folha e ficam incompletos.

Fique atento à estrutura de texto exigida no vestibular (dissertação, narrativa, notícia etc). Ela deve ser respeitada e seguida de acordo com a forma de determinada estrutura. No caso da dissertação, tipo de texto exigido mais comum, deve ter um parágrafo de introdução, cerca de três parágrafos de argumentação e um para a conclusão, que no caso do ENEM deve conter uma proposta de intervenção.





Algumas pessoas preferem começar a prova pela redação, embora isso dependa muito do vestibulando que está realizando a prova e como ele organiza seu tempo. Há uma dica para quem não gosta de começar a prova pela redação: Ao abrir a prova leia a proposta de redação e organize um pequeno rascunho apenas com as ideias que tiver em mente, pode anotar em tópicos ou como preferir, em seguida faça a prova. Após a prova faça a redação definitiva. Para algumas pessoas essa técnica pode ser mais funcional, uma vez que durante a prova podem surgir novas ideias até com os próprios textos dentro dela.

Antes de passar a caneta, sempre releia seu texto procurando por erros gramaticais ou frases desconexas e repetidas. A correção é muito importante e pode te poupar alguns pontos que perderia por falta de atenção.

Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *