Novas regras para o Fies foram divulgadas



  

Renda familiar máxima para a contratação do Fies é de 2,5 salários mínimos por cada integrante da família.

No dia 3 de julho foram publicadas no Diário Oficial da União as novas regras para o Fies. As mudanças são para os estudantes que vão aderir ao programa no segundo semestre de 2015.

Os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do MEC serão os que terão prioridade para a escolha dos estudantes. Além disso, a Secretaria de Educação pode acrescentar alguma outra regra adicional para a distribuição de vagas, caso haja necessidade.

A partir de agora também passa a valer outra mudança: a renda familiar máxima para a contratação do financiamento será de 2,5 salários mínimos por cada integrante da família.  Antes a renda total da família tinha que ser de até 20 salários mínimos.

Para se inscrever no processo seletivo, o estudante não pode ter concluído o curso superior e a partir do próximo semestre também tem que ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010. O uso da nota do Enem para critérios de seleção do Fies estava em estudo pelo MEC. A nota mínima que o estudante tem que obter é de 450 pontos e não ter zerado a redação. As vagas do financiamento agora serão ocupadas por estudantes com maior desempenho no exame, prioritariamente.





Após o final das inscrições, será divulgada uma classificação dos estudantes interessados no financiamento em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Enem.  A classificação também levará em conta a área para qual o estudante se inscreveu.

Outra novidade é que as notas dos outros anos serão consideradas: o maior resultado obtido desde o ano de 2010 é o que valerá para a concorrência de vagas do Fies desse segundo semestre. Caso haja empate, o critério de desempate será a nota da redação, em seguida a nota na área de linguagens e códigos e depois a obtida na prova de matemática e ciências da natureza.

As instituições de ensino superior que estiverem interessadas em participar do processo seletivo para o financiamento do Fies devem assinar um termo de participação que estará disponível entre os dias 6 e 17 de julho. Neste termo constará o número de vagas que foi estabelecida na portaria publicada pelo MEC.

Por Patrícia Generoso



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *