Vantagens de aprender outro idioma sozinho



  

Muitas pessoas que querem aprender outro idioma, ficam na dúvida entre se matricular numa escola ou tentar estudar a língua por conta própria. Este artigo irá mostrar as 4 maiores vantagens de se tornar um autodidata. As dicas a seguir servem para qualquer idioma.

1.       Dinheiro economizado:

A primeira grande vantagem de estudar outro idioma de forma autodidata é, claro, financeira. Além da mensalidade, em quase todas as escolas o aluno também teria que arcar com os materiais de ensinos (livros e CDs), coisa que pode ser encontrada na internet.  Estudando por conta, o dinheiro que seria gasto nestas despesas pode ser usado em outra coisa. A única conta que quem quer aprender outro idioma tem que se preocupar é com a conta da internet, nada mais.

2.       Tempo:

Um fator que pesa (e muito) na decisão de estudar por conta própria ou pagar uma escola é o tempo que a pessoa pode dispor. A agenda de muita gente já é apertada devido ao trabalho e/ou faculdade, que tomam praticamente a vida da pessoa. Com isso, estudar em casa mesmo acaba se tornando a única opção para quem quer aprender uma segunda língua. Poder estabelecer seus próprios horários para se dedicar ao idioma desejado é uma vantagem para quem se encontra na mesma situação descrita neste tópico. Entretanto, esta vantagem também gera a tentação de levar o aprendizado de outro idioma de forma relativa.

3.       Liberdade:





Não ter a preocupação de ter que entregar lições dentro de determinados prazos ou passar a noite em claro preocupado com a prova do curso, com certeza é algo que ajuda no aprendizado. Fora isso, outra vantagem é que você poderá estabelecer suas metas, ter sua própria metodologia e começar a aprender por onde você achar melhor sem cobranças em cima de você. Apenas uma pessoa irá querer resultados de você: você mesmo.

4.       Certificado não fará falta:

Ao contrário de profissões que exija da pessoa que ela tenha um certificado (como Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Informática e etc), quem pretende aprender outro idioma para trabalhar não precisará de um certificado para comprovar que conhece o idioma. Muitas pessoas que completam o curso de idioma e até mesmo fazem intercâmbio ainda assim não conseguem atingir fluência. Sendo assim, você pode mostrar que sabe o idioma na prática durante uma entrevista ou um serviço prestado (como uma tradução de um texto, por exemplo).

Vimos acima que vale sim a pena estudar outro idioma por conta. Com dedicação e responsabilidade, o estudo em casa é um excelente caminho para ser seguido. Como tudo na vida, tudo depende da força de vontade de cada um.

Por Mattheus de Sousa Araújo



2 comentários em “Vantagens de aprender outro idioma sozinho

  • · Editar

    Gostei muito da publicação.. fiz dois anos de curso pago e não consegui me aprofundar por conta da sala heterogênia…. diferentes idades…. parabéns

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *