Dicas de como ir bem na faculdade e não ficar em dependência



  

Quem é estudante universitário sabe que precisa ter muito mais que disciplina para ir bem na faculdade. Independente do curso, os trabalhos semestrais, provas e exames são quase os mesmos procedimentos utilizados pela maioria das universidades como técnica de avaliação e desenvolvimento dos alunos para cumprirem efetivamente a graduação, conforme o regulamento estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação).

São desses procedimentos que ninguém escapa, ou melhor, escapa de ficar em dependência, caso for reprovado em alguma disciplina do curso por um mal desempenho. Para evitar esse tipo de transtorno, veja o que você pode fazer:

1. Programe-se:

Não basta apenas ter disciplina, é preciso se programar. Não é preciso também estudar que nem um louco, dia e noite, noite e dia. Se você domina o assunto ou a matéria, com certeza basta algumas horas dos seus dias para se dedicar a isso. Pode ser aquelas horas que você gasta para beber com os amigos, para ficar jogando vídeo game ou nas redes sociais.

Separe todo o material de estudo e vá lendo e colocando o que aprendeu na prática, seja no papel ou conforme a demanda da atividade.





Uma dica excelente é não deixar para estudar em cima do dia ou da hora da prova, como em um dia antes ou meia hora antes. Saiba que a famosa "decoreba" só serve para dar branco na cabeça na hora da prova. Por isso, o ideal mesmo é dominar o conteúdo e aprender de forma prática a disciplina, ou a teoria dela.

2. Faça grupos de estudos:

Os grupos de estudos são ideais para ir aprimorando o conhecimento por meio das dúvidas sanadas por cada um dos colegas. Para isso, marque um dia em que todos possam se encontrar para estudarem juntos, seja na biblioteca da faculdade, em uma cafeteira ou mesmo na casa de um dos estudantes. Só não vale perder o foco e cair em distrações.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *