Farmácia – Informações sobre a profissão



  

A principal atribuição do Farmacêutico é efetuar o estudo dos medicamentos, substâncias químicas e vacinas além de fazer a análise dos mesmos em relação a organismos vivos.

Informações gerais:

O profissional formado no curso de Farmácia se torna um profissional habilitado como Farmacêutico. O curso de farmácia tem uma duração média de quatro anos e pertence à área de Biológicas. Atualmente o farmacêutico recebe em média R$ 2.000,00 como salário.

Sobre a profissão:

O Farmacêutico devidamente habilitado tem como principais atribuições os pontos citados anteriormente como também pode atuar em parceria com o químico no desenvolvimento de novos medicamentos e cosméticos. Esse profissional também pode atuar na análise de formas mais eficientes em relação aos métodos de produção, poderá realizar análises toxicológicas, clínicas, biológicas, físico-químicas bem como testes de laboratório.

No que toca a atuação desse profissional no mercado de trabalho podemos afirmar que ele possui algumas opções diretas para desempenhar sua função. Por exemplo, o farmacêutico pode atuar diretamente na produção e no comércio de medicamentos o que é válido tanto para grandes indústrias do setor quanto em Instituições de Pesquisas. Sendo assim há uma gama de possibilidades de trabalho.





Em Drogarias ele pode trabalhar como farmacêutico responsável. O mesmo também pode acontecer em Clínicas e Hospitais. Já em instituições de pesquisa públicas ou privadas ele poderá desenvolver medicamentos e outros tipos de substâncias que possam ser úteis para a sociedade.

Um dos principais pontos positivos dessa profissão, aqui, no Brasil, é o fato de que qualquer medicamento ou cosmético que venha a ser produzido por qualquer laboratório que seja, obrigatoriamente, precisa ter por trás um farmacêutico responsável. No caso das farmácias e drogarias também há a necessidade obrigatória desse profissional uma vez que no quadro de funcionários é preciso que se tenha o profissional que possui certo grau de conhecimento que é capaz de sanar as dúvidas dos clientes.

É interessante observar também que muitos dos profissionais que se formam nessa área colocam em prática sua parte empreendedora. Ou seja, acabam abrindo suas próprias farmácias.

Como ponto negativo dessa profissão podemos destacar o aspecto que mais chama a atenção: a carreira de farmácia tem uma competitividade muito alta. Para se ter ideia o curso de Farmácia está entre aqueles que mais formam profissionais no Brasil anualmente.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *