Astronomia – Curso e profissão



  

De uma forma mais abrangente podemos dizer que o profissional que atua na área de Astronomia faz uso das tecnologias disponíveis para estudar e ampliar o conhecimento em relação ao universo. O astrônomo pode analisar e criar mapas galácticos, fazer pesquisas dos corpos celestes o que envolve a teoria e também a prática.

Informações gerais:

O profissional que se forma em Astronomia se torna um Astrônomo. A duração do curso varia em média entre 4 e 5 anos. O curso de astronomia pertence à área de exatas. Atualmente esse profissional tem uma remuneração média de R$ 2.445,00.

– Detalhes sobre a profissão:

O Astrônomo é aquele profissional, no caso cientista, que faz o estudo do Universo como um todo. Ou seja, faz parte de suas pesquisas qualquer tipo de acontecimento que ocorra fora do planeta Terra.

Entretanto, convém destacar que a profissão em relação ao seu exercício ainda é bastante limitada. Isso devido ao fato de que a tecnologia ainda não possui capacidade o suficiente para que se possa fazer pesquisas “pessoalmente” no Universo. Dado esse fato, a Astronomia é basicamente fundamentada na observação.





É interessante ressaltar também que a Astronomia é uma ciência bastante generalista. Isso quer dizer que ela pode e envolve uma gama bastante variável de conhecimentos. Entre os principais aspectos dessa área estão a matemática, a química e a física.

– Informações sobre o curso:

Geralmente a maior parte das pessoas vê o astrônomo como aquele profissional que fica o dia inteiro com o olho no telescópio analisando o espaço. Em uma determinada época isso até pode ter acontecido, mas atualmente as coisas  vão um pouco mais além. Durante o curso o aluno não apenas aprenderá o fundamental da área como também irá aprender a fazer uso das tecnologias que se encontram disponíveis, ponto este que inclui computadores superpotentes e equipamentos físicos como radiotelescópios e observatórios que são instalados em pontos estratégicos do planeta.

Entre as principais universidades para ser formar como astrônomo no Brasil, destacamos as seguintes: Universidade de São Paulo – USP, Universidade Federal de Sergipe – UFS, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *