Mudança de curso da graduação – O que fazer?



  

Não é difícil pelos corredores das faculdades encontrarmos jovens perto da conclusão do curso desanimados com o que encontrarão pela frente. Isso acontece muito, mais do que deveria na realidade.

A vontade de possuir um curso superior e muitas vezes a cobrança da família, faz com que muitos jovens percam preciosos anos se dedicando a uma coisa que não lhes agrada. Perdem tempo e dinheiro. Mas e aí? O que fazer? Bom, cada caso tem uma particularidade que não deve ser ignorada, mas no geral, os casos se repetem e as soluções são quase iguais. Uma delas é abandonar tudo e começar de novo. Nesse caso, você se deparará com um inimigo – você mesmo. É muito comum, pessoas que desistem do curso dizerem: ano que vem começo outra faculdade. Do ponto de abandono até o próximo ano, geralmente existe um tempo vago, tempo esse que com certeza trará acontecimentos que podem fazer com que você adie a decisão de começar uma nova faculdade. Você pode se apaixonar e casar – é verdade. Não que o casamento seja um impeditivo para os estudos, mas talvez você crie outras necessidades, como trabalhar para comprar móveis ou um imóvel.

Vamos supor que o amor não bateu na sua porta nesse período. Mas apareceu uma oportunidade incrível de trabalho, cujos horários não são compatíveis com os estudos e você pensa: bom, no segundo semestre do próximo ano eu volto. E assim vai. Passa o tempo e nada de uma decisão favorável em voltar aos estudos. Uma coisa inteligente de se fazer é o seguinte: decidiu parar aquele curso? Então imediatamente procure a coordenação da faculdade.

O que você quer estudar? É alguma coisa em que se aproveite alguma matéria que você já cursou? Se sim, faça a migração para o outro curso e aproveite matérias, para ganhar tempo no novo curso.





Nada pode ser aproveitado? Então comece de novo, mas comece rápido, para que no futuro você não tenha a sensação de ter jogado vários anos pela janela.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *