Interesse dos jovens por universidades públicas



  

Hoje no Brasil não existe um jovem que na época do vestibular não pense em prestar uma Universidade Pública, é o maior sonho de alguns deles, que estudam horas diárias, fazem cursinho e aulas particulares tudo para passar na tão sonhada Universidade Pública. A maioria destes estudou a vida inteira em colégios particulares, fez cursinho antes de prestar o vestibular e na hora do Ensino Superior, escolhe o ensino público, que fornece os melhores diplomas, dando passagem para ingressar nas melhores carreiras profissionais. 

No entanto, essa obsessão pela Universidade Pública pelos jovens tem me despertado certo interesse e certa perplexidade, existem jovens que mal cogitam a possibilidade de estudar em alguma Universidade que não seja Pública, eles não pensam na possibilidade de trabalhar durante o dia, estudar no período noturno e contribuir pra o giro do capital comercial em nossa sociedade. Mesmo tendo condições para efetuar tais façanhas, preferem ingressar em uma Universidade Pública de ensino integral, a qual a impossibilitará de trabalhar e este ficará ali vivendo sobre custas dos familiares e estudando às custas do Estado, por Estado leia-se dinheiro que sai do nosso bolso.

Enquanto isso, as pessoas mais pobres, que não tiveram acesso a uma educação de base de qualidade, tal como a de um colégio particular, muito menos tiveram a oportunidade de frequentar um cursinho, sendo assim, resta para esta pessoa a medíocre Universidade Particular, que não lhe dá passaporte direto para uma carreira perfeita, essas pessoas mais pobres geralmente se matam de trabalhar para conseguir bancar a mensalidade da universidade, e mesmo assim conseguem muitas vezes subir na vida e construir uma carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais. Isso tudo por conta de seu esforço.





Portanto, você que está desesperado e está há três anos no cursinho particular estudando para entrar em uma Universidade Pública, pense um pouco antes de fazer isso, pense que você já poderia estar no terceiro ano de uma faculdade privada, e poderia estar trabalhando na área adquirindo muito mais conhecimento que uma pessoa que só estudou em cursinho e entrou na Universidade Pública agora. Corra atrás do seu futuro, expanda sua mente, as Universidades particulares proporcionam ótimas oportunidades de ensino, basta um pouco de esforço e interesse.

Por Matheus Noronha Sturari



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *